Falta de exames de influenza nos postos de saúde de Goiânia preocupa pais
Uma jovem, que tem bronquite e rinite, recebeu prescrição de medicamentos, mas não foi possível realizar o exame de influenza
A falta de exames de influenza nos postos de saúde da rede pública de Goiânia está causando preocupação entre os pais de crianças e jovens com doenças respiratórias crônicas. É o caso de Baltazar Cassiano, que levou sua filha de 19 anos ao Cais Deputado João Natal , conhecido como Cais Vila Nova, em busca de um exame de influenza devido aos sintomas de febre, dor no corpo, tosse e falta de ar.
No entanto, na unidade de saúde, a família foi informada de que não havia exames disponíveis devido à falta de material. A jovem, que tem bronquite e rinite, recebeu prescrição de prednisona e xarope para tosse, mas não foi possível realizar o exame de influenza. A família também tentou fazer o exame no Cais Urias Magalhães, mas os servidores relataram que o exame de influenza só era realizado em pacientes internados na unidade, também devido à falta de material.
“Não pediram pra retornar, não quiseram falar onde era possível fazer o exame, nem olhavam na cara da gente”, relatou. Ele também destacou que várias pessoas estavam buscando pelo mesmo exame e não conseguiram. “Fala que não tem, vira as costas e pronto. Não quer saber se você está morrendo”, afirmou.
A filha de Baltazar tem histórico de doenças respiratórias crônicas, o que preocupa ainda mais o pai. “Ela não pode vacilar, porque não é a primeira vez. Ela quase morreu com isso”, afirmou.
Diante da falta de recursos, a família optou por comprar os medicamentos prescritos e aguarda ter recursos para realizar o exame de influenza em uma clínica particular.
O Mais Goiás solicitou para a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia informações sobre a disponibilidade de exames de influenza nos postos de saúde da rede pública de Goiânia, mas não obteve retorno até o fim desta reportagem. O espaço permanece aberto para manifestação.