CORONAVÍRUS

Funcionários de empresa de call center pedem suspensão dos serviços

Funcionários das unidades da Oi na avenida 136 (Atento) e na BR-153 (BTCC), em Goiânia,…

Justiça determina redução de trabalhadores pela metade em call centers
Medida foi tomada após Funcionários das unidades da Oi realizarem um manifesto na última quinta-feira (19) pela suspensão dos trabalhos diante dos casos de coronavírus no estado

Funcionários das unidades da Oi na avenida 136 (Atento) e na BR-153 (BTCC), em Goiânia, realizam um manifesto na tarde desta quinta-feira (19) pela suspensão dos trabalhos. Segundo um manifestante, na quarta-feira (18) também houve protesto, mas com menor adesão. Ele explicou que no local existem vários casos suspeitos e que mais de sete mil funcionários circulam pelas empresas nas 24h do dia.

De acordo esta fonte, a empresa não liberou nenhum funcionário – nem mesmo gestantes, idosos ou pessoas com doenças pré-existentes. Entre as demandas do movimento, está o pedido para suspensão das atividades, home office para quem puder e distância das posições de atendimento. “As pessoas estão trabalhando a menos de um metro de distância uma da outra.”

Em um vídeo, os trabalhadores cantam: “Saúde e proteção, quarentena é a solução.” Confira:

A empresa, na 136, chamou a Polícia Militar (PM), segundo o entrevistado do portal. O Mais Goiás tentou contato com a corporação, mas ainda não teve retorno.

Ofício

Nesta quinta-feira, o deputado estadual delegado Eduardo Prado enviou um ofício ao governador Ronaldo Caiado (DEM) em que requere o reexame sobre a continuidade da prestação de serviço das empresas de call centers localizadas em Goiás. Segundo ele, o pedido foi feito após a solicitação dos manifestantes.

Coreia do Sul

Segundo informado pelo O Globo, a Coreia do Sul teve um novo salto de casos do novo coronavírus, na quarta-feira (18), após testes feitos em centenas de funcionários de uma call center, em Seul. Os 242 casos registrados surgem após 11 dias de retração nas infecções.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças da Coreia (KCDC) informou que, destes, 90 têm ligação com a call center. Outros 200 trabalhadores foram testados e ainda se aguarda o resultado.

Com isso, o país registrou um total de 7.755 casos. É o pior surto da Ásia fora da China. Já o número de mortos aumentou de quatro para 63, na Coreia do Sul.

Respostas

Em nota, a BTCC Conexão Cliente esclarece que não existe nenhum colaborador da empresa contaminado pelo coronavirus. “É objetivo principal da BTCC proteger a saúde de seus colaboradores e assegurar a continuidade dos serviços prestados que são essenciais a população como atendimentos em áreas da Saúde, Segurança, Telecomunicações, Energia e demais órgãos como Governo e instituições públicas.”

Ainda segundo o texto, para garantir que esses serviços essenciais continuem sendo prestados à população nesse momento de avanço do Covid-19, a BTCC adotou as seguintes medidas: “intensificação da higienização dos ambientes comuns e postos de trabalho individuais; uso do home office nas atividades em que é possível do ponto de vista técnico e realização de trabalho remoto ou férias pelos trabalhadores com sessenta anos ou mais, com doenças cardíacas, diabete ou outras doenças graves e gestantes. A empresa esclarece que está atenta e cumprindo todas as recomendações orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e das autoridades de saúde brasileiras.”

*Atualizada às 17h33