VACINA

GO: Saúde pede apoio de entidades médicas para ampliar vacinação contra bronquiolite

A estratégia prevê a imunização durante a gestação para fazer a transferência de anticorpos ao bebê

Imagem das vacinas
Secretaria de Saúde reforça campanha de vacinação contra bronquiolite para gestantes (Foto: SES)

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) está intensificando a mobilização para ampliar a vacinação contra o vírus sincicial respiratório (VSR) para gestantes, com o objetivo de proteger recém-nascidos contra formas graves de bronquiolite. A estratégia prevê a imunização durante a gestação para fazer a transferência de anticorpos ao bebê.

As entidades médicas informaram que irão disseminar orientações entre profissionais das redes pública e privada em todo o estado. A mobilização busca esclarecer dúvidas e ampliar a procura pela vacina entre o público-alvo.

Segundo a secretaria, a vacina está disponível de forma contínua nas salas de vacinação do estado e é indicada para gestantes a partir da 28ª semana de gestação. O esquema considera critérios de triagem, comunicação e distribuição das doses.

No estado, há cerca de 91 mil gestantes, e segundo evidências científicas, a maior eficácia é quando a aplicação é feita a partir da 28ª semana até 15 dias antes do parto, garantindo transferência adequada de anticorpos ao bebê durante a gestação e proteção da criança por até seis meses de vida.

O VSR é a principal causa de bronquiolite em crianças menores de dois anos e está associado à 75% dos casos virais e a 40% das pneumonias durante a sazonalidade. A vacinação durante a gestação busca reduzir infecções respiratórias graves em bebês menores de seis meses, com impacto na diminuição de internações e complicações respiratórias.

Leia também