AUMENTO DE CASOS

Goiânia ainda não discute retorno da obrigatoriedade do uso de máscara, diz SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia informou que a capital ainda não discute…

A SMS de Goiânia informou que a capital ainda não discute a possibilidade de retornar a obrigatoriedade do uso de máscaras. (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)
A SMS de Goiânia informou que a capital ainda não discute a possibilidade de retornar a obrigatoriedade do uso de máscaras. (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia informou que a capital ainda não discute a possibilidade de retornar a obrigatoriedade do uso de máscaras. A cidade, assim como o Estado de Goiás, tem registrado aumento nas buscas por testes e casos confirmados de Covid-19 nas últimas semanas.

Ao Mais Goiás, a pasta afirmou que o empenho, no momento, é alertar a população sobre a importância da vacinação que, segundo a SMS, tem se mostrado eficaz contra as formas graves da Covid-19.

Na última quarta-feira (1/06), o secretário de Saúde Durval Pedroso lembrou que a utilização de máscaras ainda é “recomendada” para pessoas do grupo de risco e em locais fechados.

“As pessoas aprenderam a usar para proteger os outros de si, quando estão gripadas ou com algum sintoma, para prevenir a disseminação. Mas no momento não há obrigatoriedade na lei.”

Na quinta-feira (2), o Distrito Federal recomendou o retorno do uso de máscaras em ambientes fechados na capital federal. De acordo com a Secretaria de Saúde, a medida é provocada pelo aumento de casos de Covid-19, em Brasília. O uso não é obrigatório.

Aumento de casos de Covid-19 em Goiânia

Somente nesta semana, entre os dias 29 de maio e 2 de junho, a capital registrou 2.448 confirmações e 22 óbitos pela doença. Segundo o Sindicato dos Laboratórios de Análises e Bancos de Sangue (Sindilabs), houve aumento de 200% na demanda de testagem entre o final de abril e o fim de maio, na rede privada do município, com 35% de positividade.

Na rede pública, a SMS também registrou aumento na busca por testes de Covid. Por este motivo, a Prefeitura decidiu aumentar de duas para três o número de tendas de testagem. Os exames, que estavam sendo realizados por livre demanda, agora estão sendo agendados. A mudança visa evitar aglomerações e a disseminação do vírus, haja vista as filas que têm se formado nos pontos.

Nesta sexta-feira (3), a capital também retomou a modalidade drive-thru para realização da testagem de antígeno para Covid-19. São disponibilizados 1,5 mil testes de antígeno, das 08h às 16h, no Clube Antônio Ferreira Pacheco, localizado na Avenida João Leite, Setor Santa Genoveva.

O município também disse que aguarda um comunicado oficial do Ministério da Saúde para liberar a quarta dose da vacina para pessoas acima dos 50 anos.