PANDEMIA

Goiânia inicia programa de vacinação de crianças e adolescentes contra Covid nas escolas

O município de Goiânia deu início ao programa de vacinação de crianças e adolescentes de…

Vacinação de crianças e adolescentes contra Covid nas escolas - (Foto: Divulgação)
Vacinação de crianças e adolescentes contra Covid nas escolas, - (Foto: Divulgação)

O município de Goiânia deu início ao programa de vacinação de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos contra Covid-19 nas escolas nesta sexta-feira (18). Pais e responsáveis precisarão autorizar a imunização. que deve ocorrer de forma itinerante nos próximos dias conforme cronograma da Secretaria Municipal de Educação (SME).

“Recebemos hoje a boa notícia de que, no primeiro dia da campanha, mais de 10 mil famílias já autorizaram a vacinação de seus filhos na escola”, informa o prefeito Rogério Cruz.

Ação itinerante

A ação, que teve início na Escola Municipal de Tempo Integral Professora Lousinha, localizada no Residencial Itamaracá, será itinerante e percorrerá outras escolas nos próximos dias. O secretário municipal de Educação, Wellington Bessa, explicou que durante a aplicação das doses nas escolas não terão necessidade da presença dos pais ou responsáveis.

“Eles, porém, deverão assinar um termo de concordância. As doses disponibilizadas são adaptadas para cada faixa etária e vão garantir mais segurança a toda comunidade escolar. As crianças passarão por triagem e depois de receber a vacina voltarão para as salas de aula, onde serão monitoradas”, pontua.

Recomendação

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, a partir da próxima segunda-feira (21), uma van do programa VacinaAção ficará responsável pela imunização nas escolas.  Também poderão se vacinar crianças e adolescentes que moram próximos das unidades de ensino.  Em todos os casos, é fundamental a assinatura do Termo de Autorização.

Outra orientação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é que as crianças e adolescentes que receberam qualquer outra vacina nos últimos 15 dias, que manifestaram sintomas gripais nos últimos 3 dias ou que tiveram diagnóstico para a Covid-19 nos últimos 30 dias não sejam imunizadas e aguardem um novo chamamento.