PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Goiânia pode receber título de Capital Nacional do Art Déco

Teatro Goiânia, o Grande Hotel, o Palácio das Esmeraldas e antiga Estação Ferroviária estão entre maior acervo de Art Déco no Brasil

Goiânia conta com 22 prédios históricos no estilo Art Déco tombados pelo Iphan
Goiânia conta com 22 prédios históricos no estilo Art Déco tombados pelo Iphan (Foto: Divulgação/Iphan)

Um projeto de lei que está em análise na Câmara dos Deputados propõe conceder o título de Capital Nacional do Art Déco a Goiânia. A iniciativa é das deputadas federais Flávia Morais (PDT) e Adriana Accorsi (PT), e teve parecer favorável da deputada Lêda Borges (PSDB) na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). A cidade abriga o maior acervo do estilo arquitetônico no Brasil e o segundo maior do mundo, atrás apenas de Miami, nos Estados Unidos. Ao todo, 22 prédios do município são tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), entre eles o Teatro Goiânia, o Grande Hotel, o Palácio das Esmeraldas, a antiga Estação Ferroviária e o Lyceu de Goiânia.

O texto da proposta destaca que Goiânia foi “a primeira capital do século XX a romper com as arquiteturas colonial e barroca, adotando o modernismo” e que o reconhecimento ajudará a fortalecer o turismo e a valorização do patrimônio histórico.

As comemorações pelo centenário do Art Déco, estilo que surgiu na França na década de 1920, também estão movimentando a cidade. Entre a programação estão concursos de fotografia, rodas de conversa sobre preservação, city tours por pontos turísticos, entrega da Medalha do Art Déco e até o lançamento de um selo comemorativo em parceria com os Correios.

Além disso, são realizadas ações de revitalização no Centro de Goiânia com o objetivo de recuperar fachadas históricas e destacar o estilo arquitetônico da região. Representantes da cidade também mantém diálogo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para ser reconhecida como Patrimônio Mundial da Humanidade.

Leia mais: