Goiás lança IA capaz de rastrear criminosos sem placa ou reconhecimento facial
Plataforma tecnológica cruza imagens, dados e padrões de comportamento para identificar suspeitos e integrar todas as forças de segurança do Estado
A plataforma “IA Contra o Crime” foi lançada oficialmente na manhã desta segunda-feira (26/01), no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em um evento que reuniu cerca de 1.800 pessoas, incluindo representantes de todas as forças de segurança do Estado.
Durante o lançamento, o governador Ronaldo Caiado destacou que o vice-governador Daniel Vilela está há meses debruçado sobre o desenvolvimento do projeto e afirmou que Goiás ocupa atualmente uma posição de destaque nacional quando o assunto é inovação em segurança pública. Segundo Caiado, a plataforma goiana é mais avançada do que sistemas já utilizados em outros estados, como a Smart Sampa, de São Paulo.
LEIA MAIS:
Goiás terá duas novas bases aéreas policiais; veja em quais cidades
A tecnologia utiliza Inteligência Artificial (IA) para identificar suspeitos e veículos mesmo sem placas, nomes ou reconhecimento facial, a partir de características básicas, imagens e padrões de comportamento. “Em Goiás, bandido que tiver a ousadia de cometer crime, vai ter que virar tatu, pra andar debaixo da terra, senão os nossos policiais vão capturar”, afirmou Daniel Vilela ao explicar o funcionamento do sistema. Ainda de acordo com o vice-governador, o novo cenário deve dificultar ainda mais a atuação criminosa no Estado. “Se a vida do bandido aqui em Goiás já estava difícil, agora vai ficar ainda pior”, reforçou.
22 mil câmeras
A plataforma já está em operação em Goiânia, Aparecida de Goiânia e Luziânia, com expansão prevista para todo o Estado. Ao todo, 22 mil câmeras devem ser instaladas até o final do programa, 5.643 delas já estão em fase de implantação. Diferente de sistemas tradicionais, essas câmeras não são apenas de monitoramento: elas funcionam totalmente integradas à Inteligência Artificial.
O sistema é operado a partir de um centro de comando e controle, e os policiais estão passando por treinamento específico para utilizar a nova tecnologia. Nas ruas, os agentes também poderão alimentar a plataforma em tempo real por meio dos próprios celulares, enviando informações diretamente para o sistema.
A IA cruza dados, analisa imagens, reconstrói rotas, aponta trajetos suspeitos e permite o acompanhamento das ocorrências em tempo real. Além disso, a plataforma faz o gerenciamento completo das investigações, organizando documentos, lendo boletins e relatórios e sugerindo caminhos para os investigadores.
A solução integra todas as forças de segurança do Estado em um único sistema inteligente: Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros. Para Daniel Vilela, não há hoje no país uma plataforma com o mesmo nível de desenvolvimento. “Não há nenhum lugar nesse país, nenhum estado ou município que tenha uma plataforma com inteligência, principalmente com inteligência artificial, como essa que nós estamos apresentando aqui hoje”, destacou.
Até o mês de abril, Goiânia, Aparecida e o todo o entorno de Brasília estarão cobertos pelo novo sistema.
LEIA TAMBÉM:
Veja as 10 cidades mais feias do Brasil, segundo a Inteligência Artificial; uma é de Goiás