Domingo, 06 de Setembro de 2026
POLÊMICA

Jardim encharcado para afastar cães? Moradores denunciam síndica por desperdício de água

Fato acontece no residencial Liverpool, que fica no setor Pedro Ludovico, em Goiânia. Moradores denunciaram síndica ao poder público

Por - Goiânia, GO
Publicado em: • Atualizado em:
Moradores acusam síndica de encharcar jardim e desperdiçar água para afastar pets, em Goiânia (Foto: cedida ao Mais Goiás)

Moradores do Residencial Liverpool, localizado no setor Pedro Ludovico (em Goiânia), acusam a síndica de deixar a mangueira ligada sobre o jardim externo no condomínio na maior parte do dia e da noite, há cerca de 15 dias, com o objetivo de encharcar o local e afastar os cães que passeiam ali com os donos.

O comportamento da síndica gerou revolta e virou denúncia formalizada na Saneago e em outros órgãos de fiscalização. “O descarte de água potável acontece diariamente há pelo menos uma semana e meia”, diz a denúncia que foi protocolada na ouvidoria da AGR. “O alagamento constante do jardim ocorre, em média, das 9h da manhã às 3h da madrugada”.

Um morador disse ao Mais Goiás que, “apesar das reiteradas denúncias, a Saneago não adotou nenhuma medida de fiscalização ou de responsabilização, nem em relação ao condomínio, nem em relação à síndica, que é a administradora responsável pelo local”. O prédio fica em uma região de alto poder aquisitivo.

Os condôminos afirmam que a síndica é permissiva com outras irregularidades, como a de acomodar pilhas de saco de lixo no local da passagem de pedestres, mas que a principal irregularidade é o desperdício de água.

Assista ao vídeo que mostra mangueira ligada pela síndica desperdiçando água no jardim externo do prédio

Atualização: síndica responde acusações

Por meio de um advogado, a síndica afirmou que no condomínio há um “problema antigo referente à água do lençol freático”. A água que transbordava, segundo ele, era antes descartada na rua. Mas a Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), continua o representante legal, notificou o prédio e orientou a cliente dele a usar a água para irrigar o jardim, porque dessa forma ela volta para o lençol freático.

“Não há desperdício de água, pois a água é do poço do lençol e é reutilizada na grama, que é a parte permeável. Também não há maus-tratos com animais ou algo do tipo”, argumenta ele.

O advogado diz que a mulher que gravou o vídeo mora no prédio vizinho e leva o animal para fazer necessidades na porta do prédio, grama e calçada e não limpa. O Mais Goiás ressalta, no entanto, que não foi ela que procurou a reportagem para fazer a denúncia.

Categorias:
Cidades Goiânia
Tags:
Goiânia jardim encharcado mangueira ligada residencial Liverpool Setor Pedro Ludovico