Quinta-feira, 03 de Setembro de 2026
DISQUE DENÚNCIA

Rotam revela como denúncias anônimas ajudam a chegar ao crime e divulga canal

Canal de inteligência da unidade recebe cerca de 15 informações por semana sobre foragidos, armas e drogas; denúncia anônima levou policiais a depósito de entorpecentes no Residencial Alphaville

Rafael Oliveira
Por - Goiânia, GO
Publicado em: • Atualizado em:
Por meio do disque denúncia, a Rotam apreendeu 200kg de drogas em Goiânia (Foto: Rotam)

As viaturas se posicionaram do lado de fora da casa e esperaram a hora certa de agir. O endereço, no Residencial Alphaville, na saída para Guapó, ainda em Goiânia, parecia ser apenas mais um imóvel entre tantos. Mas havia uma informação que fazia daquela casa o alvo de uma operação da Rotam: o local estaria sendo usado como depósito de drogas.

Até aquele momento, os policiais ainda não sabiam exatamente o que encontrariam. A denúncia falava em uma movimentação suspeita, com características relacionadas ao tráfico. Era o tipo de informação que, sozinha, não bastava para uma incursão. Antes de mandar uma equipe ao endereço, era preciso conferir.

LEIA MAIS

“A partir daquelas informações, a gente fez levantamentos pertinentes ao local, e começamos a estruturar a operação para confirmar a denúncia e entrar na casa”, explicou o tenente-coronel Hugo Jorge Bravo, comandante da Rotam em Goiás.

A casa ficou sob vigilância à paisana por policiais da inteligência da Rotam. Eles confirmaram que a movimentação suspeita era venda de drogas. A informação chegou ao comando operacional. Mais policiais, agora fardados, embarcaram nas viaturas com a estratégia que a abordagem exigia.

“A gente achou, inicialmente, que seria uma quantidade menor de drogas, e a operação encontrou quase 200 quilos, entre maconha e cocaína”, contou o comandante.

O que começou com uma mensagem enviada pelo WhatsApp terminou, na segunda-feira (31), em uma das maiores apreensões recentes da unidade. Dentro da residência, os policiais encontraram 48 quilos de cocaína, 106 quilos de skunk, 13 quilos de haxixe e 25 quilos de insumos usados na produção de drogas. Ao todo, cerca de 200 quilos de entorpecentes e materiais foram retirados de circulação.

A estimativa da Polícia Militar é de que a apreensão tenha causado um prejuízo de aproximadamente R$ 6 milhões ao crime organizado. Também foram encontradas duas balanças industriais, rolos de plástico filme e outros materiais relacionados ao armazenamento e à preparação das drogas. Uma mulher foi identificada pela polícia como responsável pelo imóvel e vinculada aos entorpecentes.

A operação começou, porém, muito antes de as viaturas chegarem à porta.

Investigação

A informação chegou pelo Rotam Denúncia, canal mantido pela unidade para receber denúncias anônimas pelo WhatsApp. As mensagens são encaminhadas ao batalhão de inteligência da Rotam, onde passam por uma etapa de levantamento e verificação antes que uma equipe seja mobilizada.

“É importar frisar que não é um serviço de um atendimento de ronda ostensiva, é um serviço de inteligência”, afirma Bravo.

As denúncias recebidas apontam para diferentes tipos de crimes. Entre as informações mais frequentes estão relatos sobre foragidos da Justiça, armas de fogo e tráfico de drogas. Atualmente, o canal recebe, em média, 15 denúncias por semana.

É a partir dessas informações que os policiais iniciam levantamentos para verificar se aquilo que foi relatado corresponde à realidade e se há elementos que justifiquem uma ação policial.

No caso do Residencial Alphaville, a denúncia inicialmente indicava uma movimentação suspeita. O levantamento feito pela inteligência, entretanto, apontou que a situação poderia ser muito maior do que o relato inicial sugeria. Uma equipe da Rotam foi enviada ao endereço e encontrou a grande quantidade de drogas.

Outra denúncia terminou em duas prisões

Um dia antes da apreensão no Alphaville, outra informação recebida pelo mesmo canal também terminou em uma ocorrência policial.

Em 30 de agosto, a Rotam recebeu uma denúncia sobre disparos de arma de fogo nas proximidades do Condomínio JC Júbilo, no Setor Cerrado. Durante a averiguação, dois homens foram abordados.

Segundo a corporação, um deles tentou fugir e dispensou um objeto por cima de uma cerca. Durante as buscas, os policiais localizaram uma arma de fogo. Os dois homens foram presos.

Apreensão de 200kg de drogas no Residencial Alphaville, em Goiânia (Foto: Rotam)
Apreensão de 200kg de drogas no Residencial Alphaville, em Goiânia (Foto: Rotam)

As duas ocorrências mostram caminhos diferentes para o mesmo mecanismo: uma informação chega ao setor de inteligência, é analisada e pode desencadear uma ação policial.

A Rotam, que atualmente conta com quase 200 policiais, utiliza esse trabalho para direcionar as equipes a situações que, muitas vezes, não seriam identificadas apenas pelo patrulhamento nas ruas.

Como fazer uma denúncia

O Rotam Denúncia recebe informações de forma anônima pelo WhatsApp (62) 99628-9703.

Podem ser repassadas informações sobre foragidos da Justiça, armas de fogo, tráfico de drogas e outros crimes. A orientação da corporação é que o denunciante informe, da maneira mais detalhada possível, o que sabe sobre a situação, incluindo endereço, características do local, pessoas envolvidas e outros dados que possam ajudar na apuração.

Depois de recebida, a informação é encaminhada para o setor de inteligência da Rotam, que realiza os levantamentos necessários para verificar a denúncia e definir se uma operação será desencadeada.

Categorias:
Cidades Goiânia Polícia
Tags:
Apreensão de droga Goiânia Goiás Rotam Goiás