Goiás amplia vacinação contra a gripe e alerta para aumento de casos por H1N1
Síndrome Respiratória Aguda Grave pode ser causada por vírus como Influenza, VSR, SARS-CoV-2 e rinovírus

Após registrar aumento de casos de gripe, a secretaria de Saúde de Goiás ampliou a vacinação contra Influenza para toda a população a partir de 6 meses. O aumento de 26,7% nos casos leves nas unidades sentinela indica risco de mais internações. No entanto, a cobertura vacinal nos grupos prioritários está abaixo de 22%.
A campanha começou no dia 1º de abril e, até agora, só atingiu cerca de 21,20% dos grupos prioritários, que está abaixo da média nacional, que é 24,38%. Quem mais corre risco são os idosos, crianças e gestantes, que podem desenvolver formas graves da doença. Segundo a SES, quase 1,5 milhão de doses já foram distribuídas para os municípios.
Conforme a pasta, o aumento nos casos leves de síndrome gripal tem vindo com um crescimento de 32% nos casos graves, aqueles que precisam de internação. Em Goiás, já foram registrados 4.132 casos de SRAG e 228 mortes, com a maioria das vítimas sendo crianças menores de 2 anos e idosos.
Para acompanhar de perto, a Secretaria criou a Sala de Situação de Doenças Respiratórias, que monitora em tempo real a evolução dos casos e a ocupação dos hospitais. O Estado conta com 23 unidades sentinela espalhadas por várias cidades, que funcionam como ‘olhos atentos’, identificando e notificando os casos para ajudar a preparar o sistema de saúde para uma possível alta na demanda.
Capital e região metropolitana abrem pontos de vacinação contra a gripe neste sábado
Em Goiânia, a vacinação contra a gripe neste fim de semana acontece na Van da Vacinação, que vai estar na Praça do Trabalhador no sábado, das 8h às 12h, e no Parque Flamboyant no domingo, das 8h às 11h. Além disso, as unidades dos Centros Municipais de Vacinação (CMV), UPA Jardim América e CIAMS Urias Magalhães vão funcionar das 8h às 17h. Durante a semana, a vacinação segue normalmente nas 64 salas de vacina da rede municipal.
Na região metropolitana, a Central de Imunização de Aparecida de Goiânia vai abrir, excepcionalmente, neste sábado (17), das 7h30 às 18h30, para atender toda a população a partir dos 6 meses. Lá estão disponíveis as vacinas contra a influenza trivalente (H1N1, H3N2 e B), além das outras vacinas para atualização do cartão. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lembra que, mesmo com essa ampliação, os grupos prioritários ainda são o foco principal, já que têm maior risco de complicações.
Em Senador Canedo, a vacinação acontece nas Unidades Básicas de Saúde de segunda a sexta, das 8h às 17h. E, neste sábado (17), durante o evento Avança + Emprego, das 8h às 17h, haverá vacinação para facilitar ainda mais o acesso. Para se vacinar, basta apresentar documento com foto, cartão do SUS e a caderneta de vacinação.
Além de alertar sobre a importância da vacinação o SES também recomenda cuidados simples do dia a dia, como lavar as mãos com frequência, usar máscara se estiver com sintomas e evitar aglomerações — principalmente para as crianças pequenas e os idosos, que são mais vulneráveis.
A Síndrome Respiratória Aguda Grave pode ser causada por vários vírus respiratórios, entre eles os tipos A e B da Influenza, Vírus Sincicial Respiratório, o coronavírus SARS-CoV-2 e rinovírus.