Goiás pode ter chuvas volumosas com alcance de 150 mm nos próximos cinco dias
Chuvas devem atingir principalmente as regiões Norte Nordeste, locais já afetados pelas precipitações desde o último dia 24 de dezembro
A previsão do tempo para Goiás aponta possibilidade de chuvas volumosas, que podem alcançar 150 mm em algumas regiões nos próximos cinco dias. Segundo informações do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas (Cimehgo), a formação de um novo corredor de umidade vai favorecer a ocorrência de precipitações intensas no Estado.
De acordo com o prognóstico, as fortes chuvas devem afetar as regiões Norte e Nordeste de Goiás, locais já afetados pelas precipitações desde o último dia 24 de dezembro, véspera de Natal.
Nas mencionadas regiões, pontes e rodovias caíram e deixaram mais de mil famílias ilhadas e sem condições de trafegabilidade só em Cavalcante e Alto Paraíso. O Corpo de Bombeiros ainda atua nas cidades e precisou utilizar embarcações para fazer a retirada da população. Os prefeitos dos respectivos municípios decretaram calamidade pública.
Novo corredor de umidade vindo da Amazônia propicia chuvas volumosas em Goiás
Conforme explica o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma massa de ar com umidade vem da Amazônia e atravessa diversas regiões do Brasil, inclusive o Estado de Goiás, propiciando chuvas volumosas.
A previsão do órgão é de que o corredor exerça influência em Goiás até o dia 4 de janeiro de 2022.
O Cimehgo pede para que, neste período, a população redobre a atenção, pois na estação verão as mudanças nas condições do tempo acontecem de maneira rápida.
De acordo com André Amorim, gerente do Cimehgo, essa mudança mais acelerada no tempo – de sol para chuva e vice-versa – é típica do verão, estação iniciada no dia 21 de dezembro e com término em março de 2022.
“As mudanças no tempo são rápidas. Em um mesmo dia é possível ter sol de manhã e chuva à tarde, por exemplo. Isso é característico dessa estação”, ressaltou.
Estragos
As fortes chuvas têm causado estragos em Goiás. Na última sexta-feira (24), parte da GO-188 precisou ser interditada após deslizamento de um aterro entre Teresina de Goiás e Alto Paraíso.
Os estragos também ocorreram em Cavalcante e Monte Alegre, onde ruas e casas foram alagadas. O aumento do nível da água dos rios também deixou cerca de mil pessoas isoladas na região. Os prefeitos decretaram calamidade pública e pedem apoio com doações de roupas, alimentos, transporte e moradia.
Leia mais:
Goinfra faz interdição parcial da GO-118 depois de deslizamento do aterro da rodovia
GO-118 continua parcialmente liberada após deslizamento de aterro, em Goiás
Caiado anuncia ações emergenciais após abertura de cratera na GO-118
“Impossível aqui”, diz Caiado sobre construção de desvio na GO-118
Cerca de mil famílias estão ilhadas após fortes chuvas em Cavalcante e Monte Alegre