Segunda-feira, 03 de Agosto de 2026
BALANÇO SEMANAL

Goiás registra 20.303 casos de coronavírus em uma semana

Aumento no período foi de 12,9%. Goiás continua a crescer acima da média nacional

Por - Goiânia, GO
Publicado em: • Atualizado em:
site_destaque-boletim-semanal

O estado de Goiás registrou 20.303 casos de coronavírus em uma semana, de acordo com os dados fornecidos pela Secretaria de Estado de Saúde (SES)*. Nesta quinta-feira (17), foram registradas 177.483 confirmações, contra 157.180 do dia 10 de setembro. O aumento no período foi de 12,9%.

Os números mostram que ou aumento do número de casos foi maior do que o registrado na semana passada. No último levantamento semanal feito pelo Mais Goiás, que apurou os dados registrados entre os dias 3 e 10 de setembro, crescimento foi de 10,5%. A alta também é maior do que o apurado entre os dias 27 de agosto e 3 de setembro, que registrou 11,3%.

Nesta semana o número de mortes por Covid-19 subiu em um percentual menor do que o de casos confirmados. Foram registrados 368 óbitos no período e o total chegou a 3.995, o que representa um aumento de 10,1%. O resultado foi menor do que nas duas semanas anteriores, que registraram 8,4% entre os dias 3 e 10 de setembro e 12,9% entre os dias 27 de agosto e 3 de setembro.

Os dados também mostram que tanto o número de casos quanto o de óbitos continuam crescendo acima da média nacional. Em todo o país, o número de casos confirmados de coronavírus subiu 5,1% no período, chegando a 4.455.386 infectados, de acordo com o Ministério da Saúde (MS).  Já o número de vítimas fatais aumentou 4,2% e chegou a 134.935. Entretanto, a taxa de letalidade no estado de Goiás (2,3%) é menor do que a média brasileira (3%).

Covid-19 nos três maiores municípios

Entre as três maiores cidades do estado, a capital registrou o maior aumento. O número de casos de coronavírus em Goiânia saiu de 38.265 para 45.659, um crescimento de 19,3% no período. O percentual está acima da média estadual e também que foi notado no período anterior (9,3%).

Ocorreram ainda 111 novos óbitos, o que representa um aumento de 10,5%. O total agora é de 1.168 vítimas fatais na cidade. Este percentual foi maior do que o percebido na semana anterior, quando atingiu 10,1%.

Goiânia continua a ser o epicentro da doença, concentrando 25,7% dos casos do estado. No período anterior o percentual foi de 24,3%.

Em Anápolis foram confirmados 863 novos casos da doença em uma semana, um crescimento de 11,5%. O total de casos agora é de 8.397. Foram registrados também 20 novos óbitos no município, um crescimento de 10,2%.

A cidade de Aparecida de Goiânia registrou o menor percentual entre as três maiores cidades de Goiás. Foram confirmados 2.286 novos casos em uma semana, o que representa um aumento de 9,6%. Na semana anterior, o crescimento foi de 9,3%. O número de mortes na cidade saiu de 197 para 217, um acréscimo de 5,6%. O aumento foi ligeiramente menor do que na semana passada (5,4%).

Rio Verde

O município de Rio Verde, no Sudoeste do estado, tem o terceiro maior número de casos confirmados da doença. Até quinta (17), foram 10.213 registros de Covid-19 na cidade. Em uma semana, o crescimento foi de 6,9%. Este percentual foi maior do que o apurado na semana anterior, quando foi registrado um crescimento de 3,7%.

O número de mortes saiu de 195 para 207, o que representa um aumento de 6,2%. O crescimento foi maior do que o registrado na semana passada (3,2%).

Coronavírus no Entorno do DF

A região do Entorno de Brasília apresentou um percentual de crescimento abaixo da média estadual. Em uma semana, o número de casos de coronavírus saiu de 21.556 para 23.569, o que representa um aumento de 9,3%. O percentual apurado é maior do que o registrado na semana anterior, de 6,9%%. Foram confirmadas também 34 mortes na semana, um crescimento 5,9%.

O maior número de casos foi registrado em Valparaíso. Lá foram confirmados 581 casos em uma semana o total agora é de 4.639. Em seguida vem Luziânia (4.348), Águas Lindas de Goiás (3.027), Cidade Ocidental (2.559) e Formosa (2.021). Já foram registados óbitos em 17 das 19 cidades da microrregião. A cidade de Águas Lindas de Goiás tem o maior número de mortes, com 112 confirmações.

Isolamento social

O índice de isolamento social em Goiás manteve-se praticamente o mesmo nesta semana, saindo de 33,7% para 33,6%, de acordo com o monitoramento da empresa de georreferenciamento In Loco. O estado possui o segundo pior índice de isolamento social do país, perdendo apenas para o Tocantins (33,2%). A média nacional é de 35,5% e o recomendado pelas autoridades de saúde é de 70%.

Taxa de ocupação dos leitos

Em Goiás, a taxa de ocupação dos leitos destinados ao tratamento de Covid-19 na rede pública é de 66,9%. Atualmente, são 773 leitos implantados. Na rede privada, o índice é de 66%, com 487 leitos, de acordo com a Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg).

Já na capital, são 202 leitos destinados a pacientes com o coronavírus e 58,4% estão ocupados. Na rede privada, são 341 leitos, dos quais 60,1% estão ocupados.

*Os dados foram colhidos no painel digital da SES ao longo da semana. A reportagem coletou os números, dia a dia, às 16 horas. Os dados da SES e das prefeituras podem ser diferentes.

Categorias:
Cidades
Tags:
Águas Lindas de Goiás Aparecida de Goiânia Cidade Ocidental Coronavírus Entorno do DF Formosa Goiânia Goiás isolamento social Luziânia Ministério da Saúde Planaltina de Goiás Rio Verde Secretaria de Estado de Saúde Valparaíso de Goiás