G4 DA TRISTEZA

Goiás tem 4º maior índice de ocupação de leitos de UTI para covid no Brasil

Goiás tem o quarto maior índice de ocupação de leitos de UTI destinados aos pacientes…

Goiás tem 4º maior índice de ocupação de leitos de UTI por Covid do Brasil
Goiás tem 4º maior índice de ocupação de leitos de UTI por Covid do Brasil (Foto: Jucimar de Sousa - Mais Goiás)

Goiás tem o quarto maior índice de ocupação de leitos de UTI destinados aos pacientes com Covid-19 do Brasil. A informação é do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Segundo um levantamento publicado pelo órgão nessa quinta, o primeiro lugar do ranking é do Mato Grosso do Sul, com 97% de ocupação. Em seguida, está o Distrito Federal (95,29%), depois Sergipe (93,21%) e então, Goiás (88,13%).

Dados do Ministério da Saúde apontam que a média móvel de mortes por covid-19 aumentou um total de 566% de dezembro para janeiro em todo território nacional. Um dos motivos disso é o novo surto da doença, causado pela nova variante ômicron, que é considerada menos letal.

Goiás já tem 100% de ocupação de leitos de UTI pediátrico

Mesmo com mais de 80% da população de Goiás vacinada, o alto potencial de contaminação da ômicron e o relaxamento nas medidas de proteção já impacta o sistema de saúde.

Exemplo disso é que, durante a tarde desta quinta-feira (3), a rede estadual de saúde já não tinha mais nenhum leito disponível para o tratamento de crianças contaminadas por covid. A ocupação de UTIs Covid destinadas a adultos estava em 82% e das enfermarias em 56%.

Em entrevista ao Mais Goiás na manhã desta quinta (3), a Superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, afirmou que a estimativa é de que o ponto mais elevado de contaminações de Covid-19 já tenha chegado ou passado no território goiano até o final do mês de fevereiro.

*Essa reportagem utilizou dados apurados pelo portal Congresso em Foco