ANTECIPADO

Hecad realiza nova cirurgia de separação de siamesas nesta terça-feira

Procedimento será com as gêmeas Eliza Vitória e Yasmin Vitória, naturais de Manaus, que fizeram 30 dias de vida na última sexta-feira

Hecad realiza nova cirurgia de separação de siamesas nesta terça-feira
Hecad realiza nova cirurgia de separação de siamesas nesta terça-feira (Foto: Hecad)

O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), em Goiânia, realiza mais uma cirurgia de separação de gêmeas siamesas nesta terça-feira (13). A informação foi confirmada pelo médico Zacharias Calil, que realizou o procedimento de quase 20 horas de sábado (10) para domingo (11) com as gêmeas Aruna e Kiraz, do interior de São Paulo.

Nesta terça-feira, o procedimento será com as gêmeas Eliza Vitória e Yasmin Vitória, naturais de Manaus. Elas completaram 30 dias de vida na última sexta-feira (9) e estão internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital para acompanhamento da equipe médica e de enfermagem.

Conforme Calil, elas compartilham parte do tórax, abdômen e o fígado, e são acompanhadas pela mesma equipe liderada por ele no caso de Aruna e Kiraz. A previsão é que a cirurgia de separação das irmãs dure entre 4 horas e 6 horas. O caso é considerado menos complexo que o do fim de semana, mas também envolve riscos devido à pouca idade das pacientes.

Inicialmente, elas passariam pelo procedimento após os três meses de vida, quando teriam mais peso, força e imunidade. A decisão de antecipação, contudo, ocorreu após avaliação médica indicar que o comprometimento respiratório de uma delas estava sobrecarregando o coração da outra.

Conforme o médico, a situação poderia evoluir rapidamente para riscos à vida. Por isso, a fim de evitar essas complicações, o especialista optou por já realizar a cirurgia, priorizando a segurança e a sobrevida das crianças.

LEIA TAMBÉM:

Gêmeas siamesas separadas em Goiânia têm estado grave, mas estável e dentro do esperado