CRIME AMBIENTAL

Homem constrói tanque dentro de área de preservação, em Piracanjuba

Um tanque estava sendo construído no local

Construção irregular é alvo do Batalhão de Operações Ambientais da Polícia Militar (Foto: Reprodução)
Construção irregular é alvo do Batalhão de Operações Ambientais da Polícia Militar (Foto: Reprodução)

O Batalhão de Operações Ambientais da Polícia Militar (BPMOA) autuou um homem por crime ambiental em uma propriedade no município de Piracanjuba, na região sul de Goiás. A operação, realizada na quarta-feira (27), após uma denúncia anônima, teve como alvo uma área de preservação permanente (APP) onde foi constatada a construção ilegal de um tanque escavado para captação de água.

O responsável pela construção foi autuado em flagrante por infringir o Artigo 60 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98).

A fiscalização foi conduzida pelo Comando de Operações de Cerrado (COC), unidade especializada no combate a delitos ambientais no bioma predominante do estado.

Garimpo ilegal

Uma operação do Batalhão Ambiental e do Batalhão Rural destruiu uma balsa de garimpo ilegal e prendeu seis pessoas em Santa Cruz de Goiás. Entre os detidos estavam o responsável pelo esquema, sem licença ambiental, e cinco trabalhadores em condições análogas à escravidão. Além da balsa, foram apreendidos 2,4 gramas de ouro, uma caminhonete, uma embarcação e equipamentos de garimpo.

A ação ocorreu às margens do Rio do Peixe e seguiu legislação que autoriza a inutilização de maquinários usados em crimes ambientais.

Leia também: