Homem é baleado após ameaçar policiais com machadinha em Goiás
Câmeras registram homem sendo baleado na perna ao ameaçar policiais durante surto

Um homem foi baleado na perna após ameaçar policiais militares com uma machadinha em Trombas, Norte de Goiás, no início da semana. Câmeras de segurança registraram a ação. Segundo a Polícia Militar, o suspeito apresentava sinais de surto psicótico e, no mesmo dia, teria ameaçado outras duas pessoas na região.
De acordo com a corporação, uma equipe de Montividiu do Norte, cidade a cerca de 20 km de Trombas, foi enviada inicialmente para intervir em um desentendimento entre o suspeito e outro homem. No entanto, ao chegarem ao local, os policiais não o encontraram. Horas depois, outra equipe localizou o homem, que aparentava estar embriagado. Ele foi orientado a voltar para casa e liberado.
Mais tarde, a PM recebeu uma nova denúncia informando que o mesmo indivíduo estava ameaçando uma mulher com uma machadinha. Os policiais retornaram ao local e o encontraram com o objeto em mãos. Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que ele teria levantado a machadinha e avançado em direção aos militares, que reagiram com um disparo na perna do suspeito. Ele foi levado para um hospital da cidade e, em seguida, transferido para o Hospital Regional de Uruaçu.
A unidade informou que o homem passou por cirurgia e segue internado. A Polícia Militar afirmou que a ação seguiu o Procedimento Operacional Padrão (POP) e respeitou a legislação sobre o uso progressivo da força. A equipe médica do hospital levantou a possibilidade de que o homem estivesse em surto, mas um laudo oficial ainda será realizado para confirmar o diagnóstico.
O caso segue em investigação pela Polícia Civil de Trombas.
Leia na íntegra a nota da Polícia Militar:
“A Polícia Militar do Estado de Goiás esclarece que a ação realizada na cidade de Trombas-GO seguiu os protocolos estabelecidos pelo Procedimento Operacional Padrão (POP), em conformidade com a legislação vigente e as diretrizes de uso seletivo da força. Diante da ameaça representada pelo indivíduo, que estava em surto psicótico e portava uma machadinha, os policiais militares adotaram as ações previstas no POP, que regulamenta o uso da força em casos de resistência ativa e iminente injusta agressão letal.