Inmet prevê máxima de 42ºC em Goiânia e outras três capitais nesta 5ª
Na última terça-feira (14), o centro da capital goiana registrou máxima de 39,3ºC, maior temperatura para um mês de novembro desde o começo da medição

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê máxima de 42ºC em Goiânia nesta quinta-feira (16). Outras três capitais também podem registrar a alta: Brasília (DF), São Paulo (SP) e Vitória (ES).
Na última terça-feira (14), o centro de Goiânia registrou máxima de 39,3ºC. Foi a maior tempetura para novembro, desde que começaram as medições, em 1961. A segunda mais alta para o mês, na capital, foi em 2019, com 37,8ºC.
A informação foi confirmada pelo gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim. “Foi a temperatura mais alta desde que fazem as medições, em Goiânia. Então, temos a comparação para o mês de novembro, nos últimos 62 anos.”
Segundo ele, fora do centro e da influência da ilha de calor, as temperaturas foram mais baixas, apesar de ainda elevadas. Na região do autódromo, por exemplo, foram 36,9ºC, na ocasião.
O Mais Goiás procurou novamente André Amorim para verificar a máxima atingida em Goiânia nesta quinta. Segundo ele, a capital goiana chegou até 35,3ºC no autódromo, que não é o ponto mais quente da cidade – ainda não há informações sobre o centro.
Segundo ele, dificilmente a temperatura chegará aos 40ºC. “Comparando quarta com quinta, há uma diferença de meio grau nos mesmos períodos, estando mais ‘fresco’ hoje.”
Mas vale citar, Goiás e outros 15 Estados estão em alerta vermelho por causa da onda de calor até esta sexta-feira (17). A temperatura elevada, comum nesta época do ano, foi potencializada pelo fenômeno El Niño e efeitos do aquecimento global.