CORONAVÍRUS

Iris, em vídeo: “momentos difíceis exigem soluções difíceis”

Prefeito afirma que entende a agonia das pessoas que precisam trabalhar para sustentar a família

Decreto do prefeito Iris autoriza volta às aulas em todos os níveis de ensino
Decreto do prefeito Iris autoriza volta às aulas em todos os níveis de ensino

Em vídeo divulgado na tarde desta sexta-feira, o prefeito Iris Rezende (MDB) afirma que “momentos difíceis exigem medidas difíceis”, em referência à ordem para fechar o comércio de Goiânia. Iris diz que está debruçado na busca de soluções equilibradas e cautelosas”, que contemplem, ao mesmo tempo, os protocolos de contenção do coronavírus e a necessidade das famílias de tirar o próprio sustento. 

“Muitos vivem o dilema duro entre querer de proteger, de um lado; e, de outro, precisar trabalhar para dar sustento à sua família. Estes desafios, mais do que nunca, exigem espírito de união”, afirma Iris. “Momentos difíceis assim exigem também medidas difíceis. Desde o primeiro caso de coronavírus notificado em Goiânia, estamos debruçados na busca por soluções equilibradas e cautelosas”.

O prefeito afirma “entender a agonia” do pai e mãe de família que, ao mesmo tempo em que teme o coronavírus, precisa trabalhar para cuidar dos filhos e diz que a sua administração age para que o comércio volte a abrir no menor tempo possível. Ao final, Iris pede, a quem puder, que fique em casa.

https://www.instagram.com/tv/CCMTxQ6lprp/?utm_source=ig_web_copy_link

Vaivém judicial

O vídeo do prefeito é mais um ingrediente da ferrenha queda de braço que estado e a maioria das prefeituras goianas travam com a iniciativa privada – em especial, entidades representativas do setor empresarial, como Fieg, Fecomércio e Sindilojas.

Na noite de segunda-feira, o governador Ronaldo Caiado (DEM) publicou decreto em que recomendava, aos prefeitos, que adotassem, em suas respectivas cidades, uma quarentena alternada para o comércio – com revezamento entre fechamento e abertura de lojas a cada 14 dias. No dia seguinte, Iris aderiu à recomendação (apesar de, dias antes, ter autorizado a abertura do comércio no dia 30 de junho).

Na última quinta-feira, a juíza Jussara Cristina Louza suspendeu a quarentena 14×14 em Goiânia e ordenou que valesse a ordem anterior de Iris, que autorizava o comércio a abrir. Mas, na manhã desta sexta, o presidente do Tribunal de Justiça, Walter Carlos Lemes, derrubiu a liminar da juíza Jussara Cristina.