RECUPERAÇÃO

Iris tem “momentos de despertar” em UTI de Goiânia e já pede para ir pra casa

O ex-prefeito Iris Rezende ainda está em estado grave mas já foi extubado

Iris Rezende, ex-prefeito de Goiânia, sorrindo com rosto em close-up
Iris Rezende apresenta estabilidade no quadro de infecção pulmonar, diz filha (Foto: Prefeitura de Goiânia)

O ex-prefeito Iris Rezende (MDB) apresenta ‘momentos de despertar‘ na UTI e já consegue se comunicar. O político está em estado considerado grave no Instituto Neurológico após sofrer um AVC, em Goiânia, mas já foi extubado e já tem nível de consciência. Nesta manhã (10), Iris reconheceu as filhas, pediu água e chegou a pedir para ir para casa.

De acordo com o governador Ronaldo Caiado (DEM), o ex-prefeito já controla 100% de sua respiração e já tem nível de consciência. Porém, o processo de recuperação ainda deve levar algum tempo. “existe um processo ainda inflamatório em decorrência do quadro que foi a cirurgia que ele foi submetido. Então, é uma recuperação gradual, não é algo que saia do 8 para o 80”, informou.

Ao Mais Goiás, a assessoria de Iris contou que o político ainda não está totalmente consciente, devido ao efeito da sedação, mas já tem momentos de lucidez. Nesta manhã, por exemplo, ele reconheceu as filhas que foram visitá-lo e conversou um pouco. Ele pediu água e também para ir para casa. Ana Paula, filha do emedebista, disse que os médicos atribuiram ao processo rápido de recuperação do político ao seu estilo de vida saudável, que incluem exercícios físicos e boa alimentação.

Iris Rezende já tem momentos de despertar na UTI do Instituto Neurológico (Foto: Facebook)

“A saúde dele está muito boa e isso ajudou muito. Eles [os médicos] falaram que isso, nesse momento, é fundamental, e que a recuperaão dele provavelmente será maior e mais rápida devido a esses fatores”, revelou Ana Paulo.

Porém, conforme boletim médico divulgado na manhã de hoje, o quadro de Iris é considerado grave.

Iris Rezende foi internado na UTI após AVC

O ex-prefeito Iris foi internado na última sexta-feira (6) após sofrer um AVC hemorrágico e passar por uma cirurgia. O político deu entrada no Instituto Neurológico de Goiânia por volta das 11h de sexta sentindo uma forte dor de cabeça.

Conforme um médico do hospital, o político apresentava sonolência, confusão e agitação quando chegou. Após os exames que indicaram o AVC, o ex-prefeito da capital passou pela cirurgia de emergência.

Sem sequelas

De acordo com o médico Valter Costar, a hemorragia detectada em atingiu o lobo temporal direito, que não é uma área dominante do cérebro. Portanto, há a grande chance do político não ficar com sequelas.

Em coletiva nesta manhã, o governador Ronaldo Caiado informou que Iris movimenta e reage os quatro membros do corpo.

Iris já respira sem ajuda de aparelhos, mas continua na UTI, em estado grave