Copa América

Justiça indefere pedido de advogados pela não realização da Copa América em Goiânia

A justiça indeferiu um pedido de um grupo de advogados que solicitou que a Copa…

Justiça indefere pedido de advogados pela não realização da Copa América em Goiânia
Estádio Olímpico (Foto: Governo de Goi ás/ Divulgação)

A justiça indeferiu um pedido de um grupo de advogados que solicitou que a Copa América não viesse para Goiânia. O grupo entrou com um pedido de ação popular para que os sete jogos não acontecessem, mas o juiz responsável alegou que a via de solicitação foi inadequada.

Os advogados pediram uma liminar contra ato administrativo do governador Ronaldo Caiado ou do prefeito Rogério Cruz no sentido de permitir a realização do torneio na capital. Eles argumentaram que o evento representará riscos à saúde pública.

O grupo solicitou também que as administrações municipal e estadual adotassem medidas para impedir a realização dos jogos. A alegação é que a Copa América irá atrair pessoas de diversas partes do mundo no momento mais grave da pandemia.

O juiz responsável pelo caso, Clauber Costa Abreu, afirmou que a via de solicitação foi inadequada. No entendimento do magistrado, a propositura de uma ação popular exige a existência de um ato lesivo ao patrimônio público. No pedido, os advogados se limitaram a dizer que o torneio coloca em risco a integridade física dos habitantes.

“A preocupação exposta pelos autores quanto a saúde dos goianos e goianienses é salutar, principalmente diante da pandemia que o mundo enfrenta. No entanto, deixaram de demonstrar, no momento adequado, a existência de ato administrativo capaz de lesar o patrimônio público, a moralidade administrativa e/ou o meio ambiente, a ser invalidado”, disse o juiz.

Copa América em Goiânia

O Estádio Olímpico receberá sete jogos da Copa América entre os dias 14 de junho e 2 de julho. Um desses jogos será da seleção brasileira, que enfrentará o Equador no dia 27 de junho.

Confira os jogos abaixo:

Paraguai x Bolívia, 14/06, 21h

Colômbia x Venezuela, 17/06, 18h

Colômbia x Peru, 20/06, 21h

Equador x Peru, 23/06, 18h

Brasil x Equador, 27/06, 18h

2B x 3A, quartas de final, 02/07, 18h

1A x 4B, quartas de final, 03/07, 22h