PREJUÍZO

Loja de Goiânia tem princípio de incêndio após sobrecarga de energia

Segundo a proprietária, o local ficou tomado de fumaça e todos os equipamentos eletrônicos inutilizados após uma sobrecarga de energia

Uma loja de cosméticos de Goiânia teve um princípio de incêndio após uma sobrecarga de energia elétrica, no último domingo (26). O estabelecimento fica em uma galeria comercial no setor Bueno. Segundo a proprietária, o local ficou tomado de fumaça e todos os equipamentos eletrônicos inutilizados após a voltagem do local ir de 220 para 350 volts, o que ocasionou o problema.

O caso ocorreu por volta das 18h de domingo. Ao Mais Goiás, a proprietária da loja de cosméticos, Letícia Sebba, relatou que todas as lojas da galeria enfrentaram instabilidade de energia durante todo final de semana.

Por um grupo de Whatsapp dos lojistas, a mulher foi informada que outros comerciantes tiveram vários equipamentos queimados e lâmpadas estouradas. Mesmo sem ter produtos perecíveis, Letícia decidiu checar a situação de sua loja. Ao abrir a porta do local, a comerciante tomou um susto ao ver o estrago.

“Nós sentimos um cheiro de queimado e, quando subi a porta, vi a loja tomada de fumaça e a labareda de fogo [no interruptor da loja]”, disse. Segundo Letícia, ela e o namorado conseguiram desligar os disjuntores e usar o extintor de incêndio para apagar o fogo que já podia ser visto no interruptor. “A parede ficou preta. Queimou computador, televisão, queimou tudo”, contou.

Sobrecarga de energia

Letícia acionou a Enel Goiás, que prometeu reparos na rede de energia e justificou o ocorrido como uma falha no fornecimento de energia. Conforme um técnico da empresa, as unidade da galeria são abastecidas com a voltagem de 220 volts. No entanto, a intensidade recebida pelas lojas foi de 350 volts no final de semana, o que acabou culminando numa sobrecarga que queimou os equipamentos.

Sobrecarga de energia foi responsável por prejuízo de comerciantes (Foto: Arquivo pessoal)

Kênia Alves, a proprietária de uma padaria que fica na galeria, relatou ao Mais Goiás que está sem energia desde a madrugada de sábado. A comerciante afirmou que o fornecimento fica oscilando e apontou o mesmo problema de sobrecarga, o que fez com que vários freezeres, geladeiras e lâmpadas queimassem. O prejuízo é de mais de R$ 150 mil..

Quando falaram com a reportagem, na tarde desta segunda-feira (27), tanto Letícia quanto Kênia disseram que a energia elétrica ainda não havia sido restabelecida. Segundo Letícia, o prejuízo ainda está sendo calculado. No entanto, adiantou que se não tivesse passado para checar a loja, poderia ter havido um incêndio que tomaria toda a galeria.

Enel Goiás diz que trabalha para normalizar energia

Em nota enviada ao Mais Goiás, a Enel Distribuição Goiás informou que uma equipe está trabalhando no local da galeria para normalizar o fornecimento de energia “o mais breve possível”. Sobre a sobrecarga de energia verificada, “a distribuidora esclarece que técnicos identificaram um transformador queimado, que está sendo substituído por um equipamento novo”, disse.

Sobre os prejuízos dos comerciantes, a empresa afirmou que entrará em contato com o cliente para orientar e acompanhar o ingresso do processo de ressarcimento por danos elétricos. Veja abaixo:

“A empresa ressalta que indeniza os clientes que tiveram danos elétricos nos casos em que fique comprovada a responsabilidade da distribuidora, conforme definido pela Resolução Normativa n° 414/2010, da Aneel. A Enel orienta que o responsável pela unidade consumidora formalize o pedido de ressarcimento pela agência virtual no site da empresa, pelo Facebook ou Twitter, pela Central de Atendimento (0800-062-0196) ou pelo WhatsApp, enviando um “Olá” para o número (21) 99601-9608, informando sempre o número da unidade consumidora, a data e o horário aproximado do acontecido e os equipamentos danificados (marca e modelo).”