Mabel vistoria ginásio incendiado e promete rigor contra crimes ligados a pessoas em situação de rua
Mabel afirmou que a Prefeitura vai reforçar ações de acolhimento social, mas prometeu também endurecer o combate à criminalidade

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), vistoriou na manhã desta sexta-feira (23) o Ginásio de Esportes de Campinas, atingido por um incêndio criminoso na noite anterior. De acordo com a Guarda Civil Metropolitana, o fogo foi provocado por pessoas em situação de rua usuárias de drogas e teria relação com dívidas do tráfico. As chamas começaram na área externa e foram controladas pelo Corpo de Bombeiros. Ninguém se feriu.
Durante a visita, Mabel afirmou que a Prefeitura vai reforçar ações de acolhimento social, mas prometeu também endurecer o combate à criminalidade. “Vamos continuar com o trabalho de recuperação de vidas, oferecendo atendimento individualizado e apoio a comunidades terapêuticas. Mas quem oferece risco à população vai responder pelos seus atos”, disse.
Dados da Secretaria Municipal de Assistência Social indicam que mais de 2,5 mil pessoas vivem em situação de rua na capital. Destas, cerca de 400 já receberam algum tipo de atendimento. Só na última semana, 25 foram encaminhadas a vagas de trabalho na construção civil.
O prefeito também criticou a presença de pessoas com tornozeleiras eletrônicas nos abrigos públicos. “Não vamos permitir que criminosos se escondam entre os vulneráveis. É preciso proteger a população e as equipes que atuam nos acolhimentos”, afirmou.
A secretária de Assistência Social, Erizânia Freitas, informou que o número de vagas em abrigos será ampliado emergencialmente por causa do frio. Já o comandante da GCM, Gustavo Toledo, destacou que o patrulhamento na região de Campinas foi reforçado em parceria com a Polícia Militar e a Polícia Penal.
A Polícia Militar está mapeando o perfil das pessoas em situação de rua. De acordo com o tenente-coronel Paulo Henrique, a postura do prefeito tem ajudado a equilibrar medidas de segurança com atenção social.