SAÚDE

Mãe denuncia condições precárias do Cais de Campinas: ‘Risco de sair de lá ainda mais doente’

Secretaria de Saúde disse que, quando houver recursos financeiros disponíveis, o local será reformado

Cais de Campinas (Foto: Reprodução)
Cais de Campinas (Foto: Reprodução)

Um vídeo gravado pela empreendedora Maria Pontes, de 25 anos, revelou condições precárias do Cais de Campinas, em Goiânia. Nas imagens registradas na segunda-feira (17), é possível ver móveis danificados, bancos quebrados, paredes descascadas e um bebedouro em estado inadequado. Maria, que frequenta o local há anos e havia levado sua filha de 5 meses para atendimento, alerta que a estrutura precária do espaço pode agravar a saúde das crianças que já estão doentes.

“Olha a situação dos bancos. Olha a situação do bebedouro. Todos os bancos estão assim, tudo totalmente desorganizado. A gente traz a criança aqui com infecção, doente, para pegar mais doença. Como a gente fica com uma criança doente nesse estado?”, questiona Maria no vídeo. Ela ainda desabafa: “A gente corre o risco de sair de lá ainda mais doente por conta da situação do local”.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) reconheceu os problemas estruturais do Cais de Campinas e informou que a rede de saúde foi recebida pela atual gestão em estado de calamidade estrutural, financeira e operacional. A pasta afirmou que tem realizado uma força-tarefa para mitigar o desabastecimento das unidades de saúde e renegociar as dívidas deixadas pela gestão anterior.

A pasta também informou que, “assim que houver disponibilidade orçamentária, a SMS realizará, de forma prioritária, uma ampla reforma no Centro de Atenção Integral à Saúde de Campinas”.