Mães relatam falhas no sistema de matrícula e filhos ficam sem vagas em CMEIs de Goiânia
Segundo relatos, após tentativa de concluir o cadastro, as mães foram direcionadas para fila de espera
Mães de Goiânia relataram dificuldades para garantir vagas em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) após instabilidades no sistema de matrícula da Prefeitura, registradas na terça-feira (6). Mesmo cumprindo todas as etapas exigidas e realizando o pré-cadastro dentro do prazo, Cláudia Horrana Silva Rocha, de 24 anos, conta que não conseguiu concluir a solicitação e foi direcionada para a fila de espera. Segundo ela, a mesma situação ocorreu no ano passado, e por não ter com quem deixar os filhos, passou um ano sem trabalhar, já que não possui rede de apoio e não tem condições financeiras para pagar uma escola particular.
Ao Mais Goiás, Cláudia explicou que acessou o site exatamente ao meio-dia, horário de abertura das inscrições, mas o sistema apresentou falhas e travou. “Eu já tinha feito o pré-cadastro no dia 18 de novembro. Era só confirmar alguns dados, mas o site não funcionava. Quando consegui acessar, poucos minutos depois, já não havia mais vaga”, relata.
Cláudia tentou vaga para o filho de dois anos no CMEI Criança Feliz, no Conjunto Vera Cruz, mas a solicitação foi automaticamente direcionada para a fila de espera. Segundo ela, a criança ficou na 13ª posição, mesmo com a tentativa feita logo após o sistema voltar a funcionar.
Além do filho mais novo, Cláudia também solicitou vaga para o outro filho, de quatro anos, mas não obteve sucesso. “Fiz duas solicitações, uma para cada criança, e não consegui vaga para nenhum dos dois”, afirma.

Ela também afirma que, no ano passado, buscou esclarecimentos na Secretaria Municipal de Educação, e foi orientada apenas a tentar unidades em outros bairros, o que, na prática, exigiria a mudança de endereço.
Cláudia destaca ainda que outras mães relataram problemas semelhantes, inclusive casos de solicitações feitas minutos depois da abertura das inscrições que também terminaram em fila de espera. Para ela, a situação evidencia falhas no sistema e falta de estrutura para atender a demanda. “Educação deveria ser prioridade”, desabafou.
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME) negou que o sistema tenha travado no início das inscrições e afirmou que houve apenas uma “lentidão momentânea”, considerada dentro do esperado devido ao alto número de acessos simultâneos. A pasta também esclareceu que as mensagens que indicavam “fila de espera” foram resultado de um erro no sistema, já corrigido, e reforçou que o processo de definição das vagas não ocorre por ordem de solicitação, mas após a análise dos critérios de prioridade e da documentação apresentada pelas famílias.
Leia também:
- GCM recolhe faixas de mães que protestam contra o fim do CMEI Santos Dumont, em Goiânia
- Homem é preso após furtar Cmei em Goiânia por dois dias seguidos
NOTA SME Goiânia
“A Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME) esclarece que, na abertura do período de solicitação de vagas para a Educação Infantil, iniciada ao meio-dia de 6 de janeiro de 2026, o sistema não travou. O que ocorreu foi uma lentidão momentânea, dentro do esperado nos primeiros 40 minutos de operação, em razão do grande volume de acessos simultâneos.
Sobre as mensagens recebidas por parte das famílias com a alegação de “fila de espera”, a SME informa que foi um erro do sistema e que já está corrigido. Neste ano, o processo foi atualizado para atender critérios de equidade e prioridade, de forma que a definição de quem terá as vagas ou ficará na fila de espera ocorrerá apenas após a análise das informações e documentos apresentados no cadastro antecipado. Ou seja, o processo não é por ordem de solicitação, e todos aqueles que fizeram a inscrição estarão concorrendo às vagas.
O cronograma segue da seguinte forma: as famílias podem se inscrever de 6/1/2026 (a partir das 12h) até 15/01/2026, às 16h, indicando os CMEIs/CEIs de preferência. Após esse prazo, o sistema será suspenso para processamento dos dados e validação documental. A SME divulgará, em 16/01/2026, às 18h, no site sme.goiania.gov.go.br, a lista das crianças classificadas conforme os critérios de prioridade.
A SME reforça seu compromisso com a transparência do processo e com o atendimento às famílias, e orienta que dúvidas sejam encaminhadas pelos canais oficiais de atendimento”.