SAÚDE

Mais de 1,1 milhão de preservativos foram distribuídos em Goiânia, em 2023

Capital também realizou mais de 23 mil testes gratuitos de HIV

Preservativos foram distribuídos gratuitamente em Goiânia (Foto Julia Prado)
Preservativos foram distribuídos gratuitamente em Goiânia (Foto: Julia Prado)

Em 2023, mais de 1,1 milhão de preservativos foram distribuídos gratuitamente em Goiânia. No intuito de combater as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), a ação foi realizada peça prefeitura de Goiânia, por meio meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A capital também realizou mais de 23 mil testes gratuitos de HIV. O objetivo é detectar a doença de forma precoce e iniciar o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Os preservativos e os testes para HIV estão disponíveis na rede pública de saúde, nas unidades de Atenção Primária e de Urgência, com encaminhamento para acompanhamento com infectologista, caso seja necessário.

De acordo com o titular da SMS, Wilson Pollara, o preservativo é eficaz como meio de prevenção primordial no controle das ISTs, especialmente diante do aumento dos casos de HIV entre os jovens brasileiros. “O preservativo é o meio de prevenção mais eficaz no controle de ISTs entre a população sexualmente ativa”, ressaltou o secretário.

Pollara ainda lembra que os dados do Ministério da Saúde (MS) mostram que a maioria dos casos de HIV ocorre na faixa etária de 20 a 34 anos, por isso é indispensável a distribuição gratuita de preservativos em Goiânia.