DECISÃO

Marcada audiência que define futuro do abrigo Lar dos Animais em Goiânia

Recentemente, o Abrigo Lar dos Animais denunciou a entrega de ração imprópria para consumo dos animais pela Prefeitura de Goiânia

Marcada audiência que define futuro do abrigo Lar dos Animais em Goiânia
Marcada audiência que define futuro do abrigo Lar dos Animais em Goiânia (Foto: Ilustração/Pixabay)

A 3ª Vara da Fazenda Pública Municipal de Goiânia convocou uma audiência para discutir as condições do Abrigo Lar dos Animais, localizado no Setor Residencial Goyaz Park, em Goiânia. A audiência está marcada para o dia 20 de maio, às 15h30, e visa avaliar a situação atual do abrigo e o plano de trabalho apresentado pela Prefeitura de Goiânia como solução para a crise financeira e ordem de despejo que o abrigo enfrenta. Até 2023, o local abrigava 700 animais resgatados da rua e de situações de maus-tratos.

O juiz André Reis Lacerda, responsável pela decisão, determinou que o Município apresente, até 48 horas antes da audiência, um relatório com informações atualizadas sobre o número de animais atualmente abrigados, suas condições gerais de saúde, além de avaliação técnica sobre as condições sanitárias e estruturais do local. Também deve constar no relatório a identificação dos animais em situação de maior vulnerabilidade, com base em visita técnica já realizada e eventuais verificações após autorização judicial para entrar no local.

A audiência vai contar com a presença de representantes da Procuradoria Municipal, da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), da Unidade de Pronto Atendimento Veterinário (UPAVET), do Centro de Controle de Zoonoses, da Rede de Proteção Animal, do Instituto Transformare, do abrigo e do Ministério Público do Estado de Goiás.

A audiência vai abranger o diagnóstico da situação atual do abrigo, a análise do plano de trabalho apresentado pelo Município, a definição de protocolos prioritários para casos emergenciais, a elaboração de um cronograma de execução escalonado e a divisão de responsabilidades entre os órgãos públicos e demais envolvidos. Também será discutida a implementação de mecanismos de transparência, de monitoramento e prestação de contas, além de medidas destinadas à destinação adequada dos animais acolhidos.

Denúncia sobre ração doada

Recentemente, o Abrigo Lar dos Animais denunciou a entrega de ração imprópria para consumo dos animais pela Prefeitura de Goiânia. Segundo relatos, a ração estava com aspecto de mofo, cheirava mal e estava úmida. A responsável pelo abrigo afirmou que a ração foi fornecida pela AMMA e que isso é uma prática comum, inclusive para os animais do Centro de Controle de Zoonoses.

A AMMA respondeu à denúncia, afirmando que a ração estava dentro do prazo de validade e que adotou providências cabíveis após tomar conhecimento da situação. A Agência afirmou que está comprometida com o bem-estar dos animais.