Marcha Nacional das Mulheres Negras realiza audiência pública em Goiânia em comemoração aos 10 anos de caminhada
Audiência acontece nesta sexta (31), no plenário da Câmara Municipal de Goiânia
O Comitê Impulsor da Marcha de Goiás das Mulheres Negras realiza, nesta sexta-feira (31/10), uma audiência pública no plenário da Câmara Municipal de Goiânia, às 13h, em comemoração aos 10 anos da Marcha Nacional das Mulheres Negras. O encontro tem o objetivo de relembrar a trajetória de lideranças e dar continuidade à pauta de Reparação e Bem Viver, tema da Marcha de 2025.
A primeira edição da Marcha aconteceu em 2015, em Brasília, reunindo mulheres negras de todo o país para reivindicar direitos relacionados à vida e à liberdade, promoção da igualdade racial, combate ao racismo e à violência, direito ao trabalho e à proteção das trabalhadoras negras, além de moradia, terra, justiça ambiental, seguridade social, educação, justiça, cultura, informação e comunicação.
A próxima Marcha Nacional das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver será realizada no dia 25 de novembro de 2025, em Brasília, data que marca o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres. O movimento pretende construir um novo projeto político de nação que garanta igualdade, justiça social, autonomia e reconhecimento para as mulheres negras.
A Marcha também dialoga com compromissos assumidos pelo Brasil em marcos internacionais, como a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher (CEDAW) e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, especialmente os Objetivos 5, sobre igualdade de gênero, e 10, que trata da redução das desigualdades.
Em 2025, o movimento retornará a Brasília para avaliar os 10 anos da caminhada e reafirmar a luta por reparação e bem viver. Mais informações estão disponíveis na Carta das Mulheres Negras 2015
e no Manifesto do Julho das Pretas 2025.
ANOTA AÍ
Audiência Pública rumo à Marcha das Mulheres Negras- Celebração dos 10 anos da Marcha Nacional das Mulheres
Onde: Plenário da Câmara Municipal de Goiânia
Quando: sexta-feira, 31 de outubro, às 13 horas