Pandemia

Média de óbitos e novos casos está estabilizada em Aparecida

Nos últimos 14 dias a curva da média móvel de novos casos de Covid-19 apresentou…

Testagem em Aparecida (Foto: Claudivino Antunes/SecomAparecida)
Testagem em Aparecida (Foto: Claudivino Antunes/SecomAparecida)

Nos últimos 14 dias a curva da média móvel de novos casos de Covid-19 apresentou estabilidade em Aparecida de Goiânia. O índice obtido pelo Mais Goiás a partir de dados divulgados pela administração do município está atualmente em 197 casos por diários. A curva da média de mortes pela doença também está estabilizada na cidade.

O índice atual se aproxima do quadro epidemiológico do início do mês de março no município. Ao longo do último mês, a média móvel de novos casos da infecção em Aparecida foi crescente e chegou a 285 detecções diárias da doença. Após a segunda quinzena de março o índice começou a ser reduzido e tender à estabilização.

O último boletim epidemiológico do município revela que houve 185 novos casos confirmados da doença nas últimas 24 horas. Ao todo, Aparecida registra 59.510 casos da infecção e 1044 óbitos pela doença. O Mais Goiás noticiou que o município ultrapassou a marca de 1000 mortes causadas pela infecção no último fim de semana.

Apesar da marca alcançada, a curva da média móvel de óbitos diários por Covid-19 também está estabilizada no município. Atualmente o índice está em 8,4 mortes por dia. Ao Mais Goiás, o secretário municipal de saúde de Aparecida, que também é médico, Alessandro Magalhães afirmou que a média móvel de mortes deve começar a cair a partir da segunda quinzena deste mês.

O médico defende que a tendência de redução de novos casos dos últimos 14 dias se deve a situação de isolamento social do município e a diminuição da ocupação nos leitos públicos. De acordo com Alessandro, a média da taxa de isolamento social aferida no município está em 46%. O índice de isolamento social no último fim de semana ficou em 50%.

Acompanhe a média móvel de casos e óbitos da doença: