LUTO

Morre em Goiânia o advogado, jornalista e economista Zanderlan Campos aos 85 anos

"Perda irreparável", diz o TRT Goiás ao lembrar que ele também foi juiz classista

Morre em Goiânia o advogado, jornalista e economista Zanderlan Campos aos 85 anos
Morre em Goiânia o advogado, jornalista e economista Zanderlan Campos aos 85 anos (Foto: Reprodução - Câmara de Goiânia)

Morreu em Goiânia, no domingo (2), o advogado, jornalista e economista Zanderlan Campos da Silva, aos 85 anos. Ele, que foi juiz classista da Justiça do Trabalho e professor universitário, nasceu em Rio Verde. Em nota, o Tribunal Regional do Trabalho de Goiás (TRT-GO) lamentou o falecimento.

“A Administração do TRT-GO externa solidariedade à servidora Mai Li Campos Iglesias, filha do senhor Zanderlan Campos, bem como ao juiz Whatmann Iglesias, genro, e aos demais familiares e amigos, por esta perda irreparável.”

Zanderlan nasceu em 1940, em Rio Verde. Ele exerceu o cargo de juiz classista da Vara do Trabalho de Caldas Novas até 1998, com reconhecida dedicação à Justiça do Trabalho, conforme o TRT-GO.

A Câmara Municipal de Goiânia também lamentou o falecimento e lembrou que ele era avô do suplente de vereador pelo PSDB, Rodrigo Rizzo. “Zanderlan Campos da Silva deixa um imenso legado para a advocacia e para o jornalismo profissional de Goiânia e do Estado de Goiás, dedicando sua carreira ao desenvolvimento humano nas áreas em que atuou”, disse o presidente do Poder Legislativo da capital, vereador Romário Policarpo (PRD). “A Câmara Municipal de Goiânia lamenta profundamente sua perda e se solidariza com a família, amigos e colegas de profissão”, afirmou o presidente da Casa, Romário Policarpo.

“Meu avô era inquieto, foi advogado, jornalista, economista, pescador, presidente do Vila Nova e juiz classista. Foi responsável pela emancipação de dezenas de municípios goianos, fundou bolsas de valores, jornalista capacitado e perseguido pela ditadura militar, maçom de primeira qualidade com mais de 50 anos de dedicação à nossa Ordem”, disse Rodrigo Rizzo. “Foi meu grande apoiador a ingressar na política, mudou o título de eleitor da amada Rio Quente para votar em mim, esteve na minha posse e em todos os eventos e atos do mandato.”

O velório ocorre até às 16h desta segunda-feira (3), no Cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia. O sepultamento será no mesmo local. A causa da morte não foi divulgada.

Juiz classista

O juiz classista era um representante não-togado na Justiça do Trabalho brasileira, que atuava nas Juntas de Conciliação e Julgamento e nos Tribunais Regionais do Trabalho. A categoria foi extinta pela Emenda Constitucional nº 24/1999.