Morre o escritor e ex-prefeito de Goiânia Hélio Mauro Umbelino Lobo, aos 83 anos
Político e escritor faleceu em Anápolis após complicações de saúde. Velório será realizado em Brasília na presença de amigos e familiares
O ex-prefeito de Goiânia Hélio Mauro Umbelino Lobo morreu nesta quinta-feira (1º), aos 83 anos, após sofrer uma parada cardíaca enquanto estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular em Anápolis, na região central de Goiás. O político, que também era escritor, estava em tratamento após 10 dias de mal estar, o que o levou a ser internado.
Natural de Goiânia e com uma carreira política de destaque, Hélio Lobo deixa a esposa Maria Aída Teixeira Rodrigues da Cunha Lobo, três filhos, nove netos e três bisnetos. O velório e sepultamento do ex-prefeito devem ocorrer na sexta-feira (2), em Brasília, cidade onde seus familiares e amigos próximos residem.
Na política goiana, Hélio Lobo foi deputado estadual pelo partido Arena foi o partido governista que sustentou a ditadura militar no Brasil de 1971 a 1975, cargo do qual se afastou para assumir a Secretaria de Estado. Mais tarde, entre 1975 e 1979, foi deputado federal também pelo Arena.
Lobo assumiu a Prefeitura de Goiânia em 1978 e exerceu o cargo até 1979. Durante seu tempo à frente da administração municipal, ele se destacou principalmente pelo apoio à educação, à cultura e à preservação do patrimônio histórico da cidade. Também foi assessor do coronel e ex-senador Jarbas Passarinho, além de ter atuado como secretário estadual de Educação durante o governo de Leonino Caiado.
Leia também:
Em dezembro de 2025, Hélio Lobo lançou o livro “De Onde Vem o Sal da Lágrima”, uma obra que busca resgatar o romantismo da capital goiana nas décadas de 1960 e 1970. Em entrevista à imprensa, Lobo revelou que se inspirou no nascimento de seus três bisnetos para escrever o livro, como uma forma de deixar um legado para as futuras gerações da sua família.
Em suas palavras, o livro não tinha caráter ideológico, mas tinha como objetivo compartilhar momentos engraçados e histórias pessoais que ele viveu tanto na vida política quanto na vida particular, além de contar um pouco da história de sua família.