Segunda-feira, 12 de Outubro de 2026
SUFOCO

Mulher com aliança presa no dedo é salva pelo Corpo de Bombeiros em Jataí

Mulher estava internada no Hospital Padre Tiago quando a mão apresentou inchaço e o anel passou a comprimir o dedo; militares foram chamados para fazer a retirada

Por - Goiânia, GO
Publicado em:
Mulher fica com aliança presa no dedo em Jataí

Uma paciente internada no Hospital Padre Tiago, em Jataí, no sudoeste de Goiás, precisou da ajuda do Corpo de Bombeiros para retirar uma aliança que ficou presa em um dos dedos. O caso aconteceu na manhã desta segunda-feira (12), depois que a mão da mulher apresentou inchaço durante o tratamento hospitalar.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), o aumento do volume da mão fez com que a aliança apertasse o dedo, impedindo que o objeto fosse retirado normalmente. Diante da dificuldade, a equipe do hospital solicitou apoio dos militares.

Os bombeiros foram até a unidade de saúde e avaliaram a situação. Como não era possível remover o anel pelos métodos convencionais, decidiram utilizar uma minirretífica, ferramenta elétrica de precisão, para cortar a aliança.

A operação exigiu cuidado para permitir a retirada do objeto sem provocar ferimentos na paciente. Após o corte, o anel pôde ser removido.

A corporação não informou a idade da mulher, o motivo da internação nem por quanto tempo a aliança permaneceu presa ao dedo. Também não foram divulgados detalhes sobre o estado de saúde da paciente após o procedimento.

Inchaço pode dificultar retirada de anéis

Situações como essa podem ocorrer quando há aumento do volume dos dedos, seja por retenção de líquidos, inflamação ou outras condições. Quando o anel fica muito apertado, a pressão exercida sobre os tecidos pode comprometer a circulação sanguínea.

Por isso, quando a retirada manual não é possível, pode ser necessário recorrer a equipamentos específicos para cortar o objeto com segurança.

O Corpo de Bombeiros de Jataí destacou que a ocorrência demonstra a importância do apoio técnico prestado pela corporação também dentro de unidades hospitalares, em situações nas quais equipamentos e procedimentos especializados são necessários.

Categorias:
Cidades
Tags:
Aliança presa no dedo Corpo de Bombeiros Jataí