INTERATIVIDADE

Museus de Goiânia recebem sinalizações interativas para atrair novos públicos

Sinalizações incluem totens com fotos históricas, informações sobre acervos e jogos

Museus de Goiânia recebem sinalizações interativas para atrair novos públicos
Projeto Aqui Tem Museu no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (Foto: divulgação)

Dez museus e centros culturais de Goiânia receberam sinalizações lúdicas e educativas como parte do projeto Aqui Tem Museu, desenvolvido pela CALÍOPE Projetos e Ações Patrimoniais. A iniciativa busca aproximar a população das instituições culturais e estimular principalmente crianças e jovens a conhecerem os espaços.

As sinalizações incluem totens giratórios com fotos históricas, informações sobre acervos e jogos interativos. O objetivo é chamar a atenção de quem passa pelos locais e apresentar um convite visual para a visitação.

Segundo a museóloga Bárbara Freire, diretora da CALÍOPE, muitas pessoas desconhecem os museus existentes na cidade. “Pela experiência na área, observo que a maioria das pessoas não conhece os museus e onde estão localizados. Muitas vezes, passam na porta e não sabem que se tratam de instituições culturais, abertas ao público e gratuitas”, destacou.

O projeto já alcançou espaços como o Museu de Arte de Goiânia, o Museu Frei Confaloni, o Museu Antropológico da UFG, o Instituto Rizzo, o Orum Aiyê Quilombo Cultural, o Planetário Juan Bernardino Marques Barrio da UFG, o Centro Cultural Octo Marques, o Museu da Associação dos Idosos do Brasil, o Instituto Cultural Noé Luiz da Mota e o Centro Cultural Eldorado dos Carajás.

Além dos totens, três dessas instituições também receberam o projeto Aqui Tem História, que disponibiliza audioguias gratuitos com informações sobre acervos e contextos históricos.

O Aqui Tem Museu foi iniciado em 2023, em Goiânia, com instalações no Museu Pedro Ludovico e no Centro de Memória da Justiça Eleitoral. A previsão é que 20 instituições de Goiânia e Aparecida de Goiânia sejam contempladas até o fim do processo.

As iniciativas fazem parte do aplicativo “Fala Sério, aqui tem museu”, que reúne informações sobre museus, centros culturais, praças, parques e bibliotecas. O projeto é realizado por meio do Programa Goyazes, do Governo de Goiás.

LEIA TAMBÉM
Conheça 4 museus em Goiás para visitar durante as férias