DOCUMENTO

Nova carteira de identidade nacional segue sem data em Goiás, diz Polícia Civil

A nova carteira de identidade nacional segue sem previsão para emissão em Goiás. A informação…

Rio Grande do Sul é o primeiro estado a emitir o documento. Nova Carteira de Identidade Nacional começa a ser emitida nesta terça
Rio Grande do Sul será primeiro estado a emitir nova identidade (Foto: TSE)

A nova carteira de identidade nacional segue sem previsão para emissão em Goiás. A informação é da Polícia Civil, que vai emitir o documento por meio da Gerência do Instituto de Identificação. Vale citar, o documento adotará o número do CPF como registro geral e único para todo o País.

Assim, o novo RG terá CPF, nome social (se tiver), nome completo, sexo, nacionalidade, local do nascimento e foto. Para obter, é preciso ir a uma unidade de Segurança Pública de Goiás com a certidão de nascimento ou casamento. Leva até 15 dias úteis para retirar o documento. No documento também constará um QR Code, que poderá ser lido por dispositivos como smartphones. Com isso, será possível, por exemplo, validar de forma eletrônica a autenticidade da carteira.

À época da criação, o Ministério da Economia disse que “neste primeiro momento, somente serão emitidas as novas identidades para cidadãos que estiverem com as informações no CPF de acordo com suas certidões atualizadas. Pessoas que não possuírem ou estiverem com as informações incorretas no CPF poderão recorrer aos canais de atendimento a distância da Receita Federal para resolver a situação. No futuro, os próprios órgãos de identificação civil farão novas inscrições e atualizações no CPF”.

Sobre essas atualizações, elas podem ser feitas no site da Receita Federal de forma gratuita. Ainda em relação ao documento, o primeiro Estado a emitir foi o Rio Grande Sul, começando nesta terça (26).