Eleições 2018

A dois dias do fim do prazo para a regularização do título, eleitores fazem fila na Central de Atendimento em Goiânia

Faltando apenas dois dias para o encerramento do prazo para a regularização do título eleitoral, …

Faltando apenas dois dias para o encerramento do prazo para a regularização do título eleitoral,  longas filas se formaram na porta da Central ao Eleitor, que fica localizado na Avenida T-7 com a Avenida Mutirão, no Setor Bueno. No local, cerca de 1 mil atendimentos estão sendo realizados diariamente.

“Sempre existe os que deixam para a última hora e essa unidade recebe um maior volume de pessoas. A fila é normal nas últimas semanas, mas garantimos que ninguém ficará sem atendimento”, garantiu Brendo Prado, chefe da 136° zona eleitoral de Goiânia.

Para dar conta do volume de atendimento, o número de funcionários foi aumentada e o horário também foi expandido. Além disso, mais quatro unidades do Vapt Vupt estão realizando o serviço de regularização.

“Estamos funcionando em horário especial que vai das 8h às 18 horas. Além disso, nos Vapt Vupt do Camelódromo de Campinas, Praça da Bíblia, Araguaia Shopping e Passeio das Águas também estão sendo realizados os procedimentos, das 7h às 19 horas”, conta.

Quem precisa regularizar?

Em Goiás, 412.172 pessoas estão com situação irregular perante à Justiça Eleitoral. A regularização é necessária para os eleitores que não votaram e não justificaram nas três últimas eleições. Quem necessita transferir o título devido a mudança de cidade ou de zona eleitoral ou fazer o primeira via do documento também deve procurar as unidades de atendimentos. “Para a regularização, é necessária a apresentação do documento de identidade, CPF e um comprovante de endereço atualizado. Para o sexo masculino, também é necessário a apresentação do certificado de reservista”, lembra Breno.

Quem não conseguir comparecer às unidades de atendimentos, deverá esperar a reabertura do cadastro que se dará após as Eleições 2018. O prazo de até o dia 9 de maio, conforme informa o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO), é necessário devido determinação do calendário eleitoral do encerramento ser realizado 151 dias antes da eleição.

“Quem não conseguir regularizar a situação também não poderá emitir passaporte, ser empossado em cargo público ou realizar inscrição em concurso, ser contemplado por nenhum benefício do governo, ter matrícula efetivada em instituição de ensino supervisionada pelo governo, entre outros”, assevera.

Nome Social 

Entre as novidades nos serviços realizados nos postos de atendimentos é a inserção do nome social no título de eleitor. Travestis e transexuais também insere esse nome no caderno de votação 2018 e atualiza sua a identidade de gênero no Cadastro Eleitoral. Até o momento, segundo o TRE, 115 pessoas em Goiás já solicitaram a mudança perante à Justiça Eleitoral. A mudança já é válida para as eleições que estão previstas para acontecer no dia 7 de outubro.

E-título 

Breno também destaca que o aplicativo E-título pode ser usado nos dias da votações e serve como uma fonte de verificação se o eleitor está com alguma pendência com a Justiça Eleitoral. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado nas plataformas dos sistemas Android e IOS.

“Ele é um aplicativo que foi desenvolvido para facilitar a vida do eleitor. Ele contém foto, dados, endereços do cartório para a regularização, ou seja, é um documento completo, que substitui o título em papel no dia da eleição e deve ser explorado pelos cidadãos”, finaliza.