PECULATO

Operação policial apura uso indevido de cartões de abastecimento em Itumbiara (GO)

Ação visa apuração de suposta prática de crime de peculato

A Polícia Civil de Goiás deflagrou, nesta quarta-feira (7), uma operação para apurar o uso indevido de cartões de abastecimento em Itumbiara, na região sul de Goiás. Segundo a corporação, a ação cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços de servidores que se valiam de cotas de combustível de veículo do município que se encontra em desuso pela prefeitura.

A ação ocorreu no âmbito de um inquérito policial iniciado após serem informados pela própria prefeitura da cidade, visando apuração de suposta prática de crime de peculato. Por meio de nota, a administração municipal disse que foi identificada uma “não conformidade” em alguns abastecimentos, por meio de seus órgãos de controle, que encaminharam os fatos para a polícia para que houvesse investigação dos fatos.

As ordens judiciais foram cumpridas em endereços de investigados que são suspeitos de realizar abastecimentos irregulares. Não foi divulgado o número de servidores supostamente envolvidos na ação.

De acordo com as investigações, servidores se valiam de cotas de combustível de veículo do município que se encontra em desuso pela municipalidade, na condição de sucata. Mesmo assim, o cartão de abastecimento era utilizado.

Segundo o delegado Vinícius de Castro Penna, a operação objetivou arrecadar elementos que corroborem a tese do envolvimento dos suspeitos com os fatos, bem como a participação de outros servidores. “Além disso, a investigação quer saber se outros veículos do município têm seus cartões de abastecimento usados de forma irregular”, finalizou.

Ainda em nota, a Prefeitura informou, que colaborou com todas as informações que embasaram a investigação e “que já foram abertos processos de sindicância para apuração das condutas dos servidores envolvidos, requisitando os documentos junto à autoridade policial”.

Confira na íntegra a nota da Prefeitura de Itumbiara:

A respeito de operação da Polícia Civil realizada nesta quarta-feira (07/12) para apurar uso indevido de cartão de abastecimento de combustível, a Prefeitura de Itumbiara vem informar que:

1. Foi identificada uma não conformidade em alguns abastecimentos pela própria Prefeitura de Itumbiara, através de seus órgãos de controle, que encaminharam os fatos para a Polícia Civil para apuração do caso, resultando no inquérito policial em curso.

2. A Prefeitura Municipal colaborou com todas as informações que embasaram a investigação da Polícia Civil e informa que já foram abertos processos de sindicância para apuração das condutas dos servidores envolvidos, requisitando os documentos junto à autoridade policial.

3. A atual administração reforça seu compromisso e zelo na aplicação dos recursos públicos e não tolera qualquer tipo de ação que gere prejuízo aos cofres públicos. Fica evidente que o sistema de controle funciona e as medidas no âmbito administrativo já foram tomadas para apuração e eventual responsabilização. No âmbito penal, o município colabora com as autoridades para elucidação dos fatos.