Outubro Rosa

Outubro Rosa alerta para prevenção do câncer de mama

// // Goiás se ilumina de rosa com o objetivo de chamar a atenção para…

//
//

Goiás se ilumina de rosa com o objetivo de chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. O Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), o Hospital de Doenças Tropicais Dr Anuar Auad (HDT), o Centro Cultural Oscar Niemeyer (saída para Bela Vista) e o Hospital Araújo Jorge (Setor Leste Universitário) estão com as suas fachadas iluminadas por luzes rosas. O Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin) também aderiu ao movimento. Ainda este mês, a sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES/GO), no Parque Santa Cruz, receberá o mesmo tipo de iluminação.

Estes edifícios aderiram à Campanha Outubro Rosa, um movimento mundial com o objetivo de incentivar as mulheres à realização da prevenção de câncer de mama, o tipo de tumor maligno mais comum no sexo feminino. Se detectada em estágio inicial, as chances de cura da doença chegam a 90%.

O movimento realizado também em outros países visa combater esse tipo de doença, que é a segunda maior causa de morte de mulheres do mundo e simboliza a luta e a superação de mulheres que estão ou estiveram em tratamento. Um dos principais motivos para o alto índice de óbitos é a descoberta tardia da doença e a dificuldade do acesso a novas terapias de tratamento.

Outubro Rosa
Segundo a gerente de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente da SES/GO, Damiana Aparecida Andrade, a campanha pretende orientar as mulheres para conhecer sua mama, identificar alterações bem como incentivar a realização de exames periódicos de mamografia. Ela explica que as taxas de mortalidade por câncer de mama no Brasil ainda são elevadas pois, quase sempre, a doença é diagnosticada em estágio avançado.

Em Goiás, a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) possui atualmente 158 mamógrafos. Em 2013 foram realizadas 87.373 mamografias. Este ano, de janeiro a julho, o registro foi de 35.911. Os dados são do DataSus. Em Goiás, as Secretarias de Saúde e a de Políticas para as Mulheres e Promoção da Igualdade Racial (Semira) são parceiras no movimento Outubro Rosa, que conta ainda com o apoio da Associação Goiana de Combate ao Câncer.