ainda em Investigação

Paciente internado com suspeita de metanol morre em Goiânia

Dos dez casos suspeitos de metanol, quatro foram descartados e cinco excluídos, apenas um segue sendo investigado

Imagem do hospital
A causa da morte ainda está sendo investigada (Foto: Agência Cora Coralina)

Um homem de 43 anos, internado com suspeita de intoxicação por metanol, morreu na segunda-feira (20), em Goiânia. A Secretaria de Saúde de Goiás disse que a causa segue sendo investigada. Segundo o órgão, o paciente estava internado no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol).

Dos 10 casos notificados no estado, 4 foram descartados e 5 excluídos. Apenas um segue sendo apurado, de acordo com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Goiás (CIATox). A SES-GO explicou que os casos excluídos são aqueles que não atenderam aos critérios de definição de suspeita, enquanto os casos descartados cumpriram os critérios, mas não apresentaram presença da substância nos exames.

Leia mais

Uma força-tarefa de combate ao uso de metanol em bebidas alcoólicas em Goiás identificou mais de 7,5 mil produtos irregulares. Ao todo, 7.539 garrafas foram encontradas vencidas, sem procedência ou sem registro no Ministério da Agricultura (MAPA).

Até o momento, a operação, realizada em duas etapas — nos dias 2, 3 e 4 de outubro e depois em 9, 10 e 11 de outubro — percorreu 22 cidades goianas, incluindo Goiânia, Aparecida, Anápolis, Luziânia, Rio Verde, Catalão e Caldas Novas. No total, 1.193 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados, resultando em 70 autuações pelo Procon-GO e 39 pessoas conduzidas à delegacia.

Durante as ações, também foram coletadas 665 amostras de bebidas para análise laboratorial, com 486 procedimentos policiais instaurados e 139 perícias requisitadas.

No cenário nacional, o Ministério da Saúde registra 47 casos confirmados de intoxicação por metanol e 57 investigações em andamento.

Leia também