Pane em voo com Lívia Andrade: avião do mesmo modelo caiu em Goiânia em 1999
Avião com Lívia Andrade saiu de Goiás com previsão de pousar no Campo de Marte, em SP. Modelo é reconhecido pela confiabilidade

Na última quinta-feira (29), a apresentadora de TV Lívia Andrade tomou um susto no voo em que estava com o namorado, o empresário Marcos Araújo e o DJ Sevenn. Os passageiros estavam em um avião Beechcraft E90 King Air, que é do mesmo modelo de uma aeronave que caiu próximo a Goiânia em 1999.
O acidente de 26 anos atrás ocorreu devido a uma falha nos dois motores por exaustão de combustível. Todos os nove ocupantes foram resgatados, com sete feridos, três deles gravemente. A investigação identificou erros de cálculo no consumo de combustível e falhas na preparação do voo como causas principais.
Apesar desse episódio, o modelo, introduzido no mercado nos anos 1970, se tornou uma opção popular entre operadores que buscam confiabilidade mecânica, desempenho sólido e custos operacionais relativamente baixos para sua categoria. Ele é equipado com dois motores Pratt & Whitney PT6A-28, que fornecem potência suficiente para decolagens em pistas curtas e operações em regiões remotas.
Avião com Lívia Andrade
O avião King Air E90 alcança uma velocidade de cruzeiro de aproximadamente 430 km/h e possui alcance de cerca de 2,4 mil km, dependendo das condições de carga e clima. O King Air E90 é uma aeronave executiva bimotor turboélice que se destaca pela versatilidade e confiabilidade.
O voo era conduzido pela piloto Nayane Beatriz Porto Barros, de 23 anos, formada em Ciências Aeronáuticas na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) em 2022. O avião saiu de Goiânia, buscou três passageiros em Pires do Rio e seguiu para São Paulo, onde tinha a previsão de pousar no Campo de Marte.
O trem de pouso resistiu em abaixar e travar nas duas primeiras tentativas de aterrissagem, até que Nayane decidiu rumar para o aeroporto de Jundiaí (que tem pista melhor e menos tráfego aéreo) e executar o procedimento manual de abaixamento do trem. A estratégia funcionou.
Sobre o caso do avião com Lívia Andrade, leia também