Trânsito

Passagem da Tocha Olímpica por Goiânia causará 350 pontos de interdição no trânsito

Com a chegada da tocha olímpica a Goiânia prevista para esta quinta-feira (5/5), os órgãos…

Com a chegada da tocha olímpica a Goiânia prevista para esta quinta-feira (5/5), os órgãos públicos começam a executar os planejamentos para que tudo saia conforme o esperado. Uma das áreas que mais necessita de atenção é a do trânsito, que pode se tornar tumultuado com o bloqueio e desvio de algumas vias para a passagem do símbolo esportivo.

Com largada na Câmara Municipal e chegada na Praça Cívica, a Tocha Olímpica percorrerá 18,3 quilômetros, num período previsto de três horas. O percurso terá cerca de 350 pontos de interdição no trânsito e contará com apoio total dos agentes da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT), assim como servidores de outros órgãos da Prefeitura, como a Guarda Civil Metropolitana (GCM) e a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), totalizando 400 pessoas envolvidas para receber o símbolo olímpico.

No trecho demarcado não será permitida circulação e nem estacionamento de veículos. Placas de sinalização horizontal já estão sendo implantadas em alguns locais de forma preventiva.

A Prefeitura de Goiânia, por meio da SMT, informa que atende a critérios do Comitê Olímpico Internacional para recebimento da tocha e o objetivo das interdições no trajeto é manter a via segura aos atletas e para a população que acompanhará o revezamento, que passará por monumentos históricos, parques e regiões administrativas localizadas em quatro grandes bairros da Capital: Centro e setores Oeste, Bueno e Marista. Faixas aéreas informativas sobre a proibição de circulação serão implantadas em pontos estratégicos.

Em alguns locais, como na Avenida Couto Magalhães, a SMT implantou na última quinta-feira (28/5) placas horizontais com proibição de estacionamento. Novas sinalizações serão implantadas ao longo do percurso, tanto com placas como com cavaletes. Será realizado trabalho educativo nas áreas onde houver alterações de sinalização, assim como de fiscalização. Veículos que estiverem estacionados no percurso no dia do revezamento serão guinchados. 

Pontos de passagem da tocha olímpica:

Centro: Avenidas Goiás, Araguaia, Paranaíba; Ruas 3, 4 e 82 (nos anéis internos e externos da Praça Cívica) e Dona Gercina Borges;
Setor Oeste: Avenidas República do Líbano, Assis Chateaubriand, Alameda dos Buritis e T-7;
Setor Bueno: Avenidas T-7, T-1, T-2, T-10, T-3, T-5 e T-63;
Setor Marista: Avenidas Americano do Brasil, Ricardo Paranhos, 136, Rua 146, 
Setor Bela Vista: Avenida Couto Magalhães e 5ª Radial