CULTURA

Pesquisa revela hábitos culturais da população de Goiânia; dados serão apresentados em evento gratuito

Evento acontece no dia 14 de agosto, na Vila Cultural Cora Coralina

Pesquisa revela hábitos culturais da população de Goiânia
Centro Cultural Cora Coralina (Foto: Secult)

No dia 14 de agosto, Goiânia recebe o “Cultura nas Capitais”, evento que apresenta os resultados da maior pesquisa já realizada sobre hábitos culturais nas 27 capitais brasileiras. A programação acontece na Vila Cultural Cora Coralina, a partir das 8h45.

O evento tem entrada é gratuita, com emissão de certificado de participação. As inscrições devem ser feitas no site agenciagalo.com.

A pesquisa foi realizada entre fevereiro e maio de 2024 e ouviu 19.500 pessoas com 16 anos ou mais. A coleta de dados foi conduzida pelo Instituto Datafolha e oferece um panorama inédito sobre o consumo cultural no país, revelando avanços, desigualdades e oportunidades para o setor. O levantamento é uma iniciativa da JLeiva Cultura & Esporte, por meio da Lei Rouanet com patrocínio do Instituto Cultural Vale e Itaú.

A programação será dividida em duas mesas de debate. A primeira aborda o tema “Acesso à cultura nas capitais: desigualdade e diversidade”, com participação de Adriana Godinho, diretora de ações formativas, difusão e acervo artístico-cultural da Secretaria de Cultura de Goiânia; Yara Nunes, secretária de Estado da Cultura de Goiás; e Gilmar Camilo, diretor da Vila Cultural Cora Coralina.

Na sequência, o foco será em “Hábitos culturais em Goiânia: música, espaços e eventos”, com a presença de Décio Coutinho, coordenador técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Goiás; Marci Dornelas, produtora teatral; e Pablo Lopes, gestor cultural.

João Leiva, coordenador da pesquisa Cultura nas Capitais, explica que os dados revelam o perfil sociodemográfico das pessoas que acessam (ou não) as atividades culturais em Goiânia, considerando fatores como gênero, escolaridade, raça, entre outros.

Para a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, a pesquisa chega em um momento importante para Goiás. “Em que estamos ampliando o diálogo com os territórios e fortalecendo políticas culturais baseadas em dados. Conhecer os hábitos culturais da nossa população é essencial para planejar ações mais eficazes e inclusivas”, pontua.

Além de Goiânia, o “Cultura nas Capitais” já passou por cidades como São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis, Boa Vista e Belém, e seguirá para outras capitais, incluindo Curitiba, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Campo Grande e Cuiabá.

Confira a programação

8h45 às 9h – Credenciamento e café
9h às 9h10 – Abertura
9h10 às 11h00

Mesa 1 – Acesso à cultura nas capitais: desigualdade e diversidade
Adriana Godinho
(Diretora de Ações Formativas, Difusão e Acervo Artístico Cultural da Secretaria de Cultura de Goiânia)
Yara Nunes (Secretária de Cultura de Goiás)
Gilmar Camilo (Diretor da Vila Cultural Cora Coralina)

11h às 11h15 – Intervalo – Café

11h15 às 13h    
Mesa 2 – Hábitos culturais em Goiânia: música, espaços e eventos
Decio Coutinho
(Coordenador Técnico do IPHAN em Goiás)
Marci Dornelas (Produtora teatral){
Pablo Lopes (Gestor cultural)

ANOTA AÍ
Seminário Cultura nas Capitais 
Local
: Vila Cultural Cora Coralina – Goiânia (GO)
Endereço: Rua 3, s/n, St. Central
Data e horário: quinta-feira, 14/08, das 8h45 às 13h
Gratuito 
Inscrições: agenciagalo.com 

LEIA TAMBÉM
GO ART 2025 divulga programação com 21 atrações musicais em Goiânia