IMUNIZAÇÃO

Pessoas com deficiência sem BPC poderão se vacinar em Aparecida

Aparecida de Goiânia amplia a partir deste sábado (22) a vacinação contra Covid-19 de pessoas…

Vacinação em Aparecida (Foto: Claudivino Antunes/SecomAparecida)
Vacinação em Aparecida (Foto: Claudivino Antunes/SecomAparecida)

Aparecida de Goiânia amplia a partir deste sábado (22) a vacinação contra Covid-19 de pessoas com deficiência. A partir de então, o paciente não precisará estar inscrito no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC). Para isso, é preciso ter acima de 18 anos e comprovar a deficiência por meio de outros documentos. A vacinação do grupo de pessoas com comorbidades também continua.

O grupo pode apresentar: laudo médico que indique a deficiência; cartões de gratuidade no transporte público que indiquem condição de deficiência; documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência; documento oficial de identidade com a indicação da deficiência ou qualquer outro documento que indique se tratar de pessoa com deficiência.

Dia D

No sábado, Aparecida realiza o Dia D de Vacinação com funcionamento de todos os postos de vacinação da cidade. Pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente acima de 18 anos poderão procurar sem necessidade de agendamento os drive-thrus da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades, das 8 às 17 horas.

Quem prefere ser imunizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) dos setores Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim ou na Central Municipal de Imunização, deve agendar o atendimento pelo aplicativo “Saúde Aparecida”.

Comorbidades

Conforme especificado no Plano Nacional de Imunizações (PNI), a vacinação das pessoas com comorbidades contempla: diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Resistente (HAR); Hipertensão arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; Insuficiência cardíaca (IC); Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênita no adulto; Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados; Doença cerebrovascular; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Anemia falciforme; Obesidade mórbida; Síndrome de down; e Cirrose hepática. A Campanha contempla ainda pessoas com doenças raras que impliquem em maior risco para o desfecho da Covid-19.

Dia D da Influenza

O Dia D também contempla a vacinação contra a Influenza. Idosos e profissionais de saúde podem procurar qualquer um dos 23 postos, das 8 às 17 horas, sem necessidade de agendamento. É necessário levar documentos pessoais, comprovante de endereço de Aparecida e cartão de vacinação. Além disso, se for profissional da saúde é necessário comprovar.