OPERAÇÃO

PM prende pescador com 17 kg de pescado ilegal em Gouvelândia

Suspeito foi autuado por crime ambiental com agravante por se tratar de período da piracema

PM prende pescador com 17 kg de pescado ilegal em Gouvelândia
PM prende pescador com 17 kg de pescado ilegal em Gouvelândia (Foto: Reprodução - PM)

A Polícia Militar (PM), por meio do Batalhão Ambiental, prendeu um pescador de 36 anos com 17 kg de peixes de diversas espécies encontradas em rios e lagos da região de Gouvelândia, na última sexta-feira (10). Segundo a PM, o homem foi detido por se tratar de período de piracema e pela portaria Cota Zero do Estado de Goiás.

Os agentes encontraram o suspeito durante patrulhamento pela região conhecida como Cascalheira. Ele estava em uma caminhonete e trafegava por uma estrada vicinal.

Entre os peixes, espécies como Piapara, Piau, Pacu, Corvina entre outras. São pescados proibidos e com tamanho em desacordo com a legislação, esclarece a corporação.

Detido em flagrante, o suspeito foi levado para a Delegacia de Polícia Civil de São Simão. No local, ele foi autuado por crime ambiental. De acordo com a polícia, o homem não possui registro criminal.

Em relação Batalhão Ambiental, responsável pelo patrulhamento, a corporação informa que a atuação é ampliada neste período de piracema – momento de reprodução dos peixes. Já o Cota Zero é uma portaria da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) que estabeleceu a cota zero de transporte de pescado em todo o território estadual até 2026.