"GOIÁS PELA VIDA"

Polícia lança operação para combater “manchas criminais” em Goiás

Objetivo da ação é atingir metas numéricas de redução de ocorrências policiais no Estado

Dois homens são presos suspeitos de roubar um motorista de aplicativo em Goiânia
Dois homens são baleados no setor Madre Germana 2, em Goiânia

Às 16h desta sexta-feira (29), a Polícia Militar lança a Operação Goiás Pela Vida. O objetivo geral da ação é combater as manchas criminais mapeadas nas cidades – esta também ocorre no interior –, mas em Goiânia estas não aparecem. Isto, porque todos os crimes que fazem parte da mancha não ultrapassaram a meta, conforme revela o tenente-coronel Marcos de Bastos.

“Os números não excedem as metas”, revela o PM, que apontou quais crimes estão contidos nesse mapeamento: homicídio, tentativa de homicídio, roubo, estupro, latrocínio e lesões corporais. “Todos estão dentro da meta”, reforça.

Segundo, a ação ocorre, também, em Goiânia, pois é a maior regional. “A operação é mais preventiva e para mobilizar a cidade”, explica ao citar que todos os bairros receberão a ação. Sobre números que caracterizam ou não a meta que formaria as manchas criminais, ele não informou.

Apesar disso, como exemplo, o tenente-coronel ressaltou que, só na região Noroeste, que deve ser priorizada junto com a Oeste, a redução de homicídios foi de quase 60%. “Mas todos os setores e todos os batalhões serão contemplados.” A operação é ostensiva e visa inibir a prática de crimes.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública foi procurada e se comprometeu a enviar detalhes de como funciona o cálculo das manchas. A matéria será atualizada quando o fizerem.