REFORMULAÇÃO

Prefeitura amplia vagas e encarece paradas em área azul de Goiânia

Secretário de trânsito diz que os valores são “compatíveis” com os novos benefícios e custo tecnológico do sistema

Imagem mostra placa de área azul em Goiânia
Prefeitura vai triplicar número de vagas e cobrar mais caro pelo serviço (Foto: Reprodução)

As paradas em vagas da área azul em Goiânia ficarão mais caras. Isso porque a prefeitura da capital vai reformular o sistema de estacionamento rotativo, ampliar o número de vagas e reajustar os valores cobrados aos motoristas. A mudança integra o Programa Nova Mobilidade e deve começar a valer ainda este ano.

Com a reformulação, o total de vagas passará das atuais 3.841 para mais de 10 mil pontos distribuídos por regiões estratégicas, como Campinas, Centro, Região da 44, Setor Oeste, Setor Marista, Jardim Goiás, Setor Bueno e Setor Universitário. A expansão será implementada de forma gradual.

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Além da ampliação, o preço também subirá, como mencionado. A primeira hora, hoje cobrada a R$ 1,50, passará a custar R$ 2,15. Já o período de duas horas sobe de R$ 2,50 para R$ 4,30. No caso das caçambas estacionárias, o valor diário será de R$ 40.

O secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, afirma que o formato atual gera reclamações, especialmente de comerciantes. “Recebemos muitas reclamações de lojistas sobre motoristas que deixam o carro o dia inteiro, ocupando o espaço que deveria ser rotativo. Com o novo sistema, o cliente que vai comprar ou resolver algo rápido encontrará vaga disponível, o que fortalece o comércio e melhora a mobilidade”, explica.

Sobre o aumento das tarifas, Abreu diz que os valores são “compatíveis” com os novos benefícios e com o custo tecnológico do sistema. Ele lembra que o preço estava congelado há 10 anos. “Agora teremos um sistema moderno, justo e eficiente, que trará retorno real ao cidadão”, afirma.

A promessa é que o modelo seja digital e fiscalizado em tempo real. A operação ficará a cargo de empresas credenciadas por chamamento público, previsto para ocorrer em breve. Essas empresas deverão oferecer aplicativos para compra de créditos eletrônicos e monitoramento da ocupação das vagas.

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O estudo técnico que embasou a reformulação foi apresentado ao prefeito Sandro Mabel em março deste ano, com análise de ocupação, permanência e rotatividade. A partir da publicação dos decretos, a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito poderá iniciar as próximas etapas: credenciamento das operadoras, implantação da sinalização e início da operação. A expectativa da prefeitura é colocar o novo sistema em funcionamento ainda neste ano.