Cultura religiosa

Prefeitura da Cidade de Goiás prepara projeto que cria a “Cidade das Procissões”

De acordo com a secretária de Turismo, é necessário primeiro reunir-se com o pároco da cidade e também ouvir a opinião da população de modo geral

A Procissão do Fogaréu reuniu, no final da noite de quarta (12) e madrugada de quinta (14), milhares de pessoas na cidade de Goiás. (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)
Projeto deve nomear a Cidade de Goiás como ''Cidade das Procissões''. Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás

A prefeitura da Cidade de Goiás disse que está estudando um projeto que visa destacar o município como a “Cidade das Procissões”. A informação foi revelada com exclusividade ao Mais Goiás nesta terça-feira (27), data em que ocorre a Procissão do Fogaréu, uma encenação que reproduz a prisão de Jesus Cristo.

Segundo a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da cidade, Suzana Magalhães, a ideia inicial era criar o projeto ainda para este ano. No entanto, ela ressalta que é necessário primeiro reunir-se com o pároco da cidade e também ouvir a opinião da população de modo geral.

Suzana explica: “Faltando apenas alguns dias para a Semana Santa, percebi a relevância desse projeto. Apesar de já termos listado todas as nossas manifestações culturais católicas, a designação ‘Cidade das Procissões’ se encaixa perfeitamente”.

A cidade, popularmente conhecida como Goiás Velho, possui quase 300 anos de tradição em manifestações culturais religiosas. Suzana destaca a importância de abordar essa tradição com cautela ao criar o projeto: “Precisamos considerar se essa iniciativa não afetará a identidade da Cidade de Goiás. Vamos discutir essa proposta para o próximo ano”.

O projeto tem como objetivo fortalecer o turismo religioso na cidade, aproveitando suas 20 manifestações culturais religiosas. Uma iniciativa que promete valorizar ainda mais a rica história e espiritualidade da região.

Igreja Católica

Os tradicionais eventos católicos que fazem parte da Semana Santa começaram ainda na última semana, na cidade. A Procissão de Ramos, realizada na manhã do último domingo (23), marcou o início da programação.

Para o pároco do município, Padre Augusto, o projeto tem tudo para dar certo. Ele reafirma que é preciso escutar mais as pessoas antes de alinhar com a prefeitura a criação do projeto.

“Eu acredito no projeto. Temos várias manifestações religiosas, expressões de fé e a cidade é conhecida por sua atmosfera religiosa, o que é latente aqui”, destaca Padre Augusto.

O pároco ressalta que a cidade possui uma pluralidade de manifestações religiosas. Segundo ele, essa cultura é pulsante no município. “Você vê hoje uma procissão do fogaréu, que atrai mais de 50 mil pessoas movidas tanto por uma questão cultural quanto por uma expressão de fé. Isso é muito forte aqui”, disse.

Procissões

Tradição na cidade de Goiás há 279 anos, a Semana Santa representa uma das maiores festividades religiosas do Estado.

A Semana Santa da cidade de Goiás, que rememora a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, possui registros orais da Imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos, que veio da Bahia para Goiás, nos braços dos escravos. As cerimônias são compostas por celebrações, motetos, expressões, procissões, músicas e crenças.

A cidade promove nesta quarta-feira (27) a Procissão do Fogaréu, que encena a perseguição e prisão de Jesus Cristo. A expectativa para esse ano, é que cerca de 50 mil pessoas de todos os lugares do Brasil assistam o espetáculo. Durante toda semana, outras procissões tomam conta da cidade de Goiás. São elas:

  • Procissão do Fogaréuzinho
  • Procissão do Fogaréu
  • Procissão dos Penitentes