MEIO AMBIENTE

Prefeitura de Aparecida recolhe 25 toneladas de entulho no setor Cidade Vera Cruz

Agentes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Aparecida de Goiânia retiraram na manhã desta quinta-feira…

Descarte irregular de entulho e lixo em Aparecida de Goiânia
Prefeitura de Aparecida de Goiânia recolhe 25 toneladas de entulho e reforça educação ambiental em Aparecida (Foto: Enio Medeiros - Divulgação)

Agentes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Aparecida de Goiânia retiraram na manhã desta quinta-feira (23) 25 toneladas de lixo e entulho em uma área localizada na Avenida V-5, no setor Cidade Vera Cruz. Foi preciso que a prefeitura usasse três caminhões e uma pá-carregadeira para remover todo resíduo sólido descartado de forma irregular.

Aparecida gasta cerca de R$ 10 milhões por ano com descarte irregular de resíduos.

Em julho, Aparecida retira mais de 30 toneladas de entulho e lixo descartados no mesmo local. A população insiste no descarte irregular de resíduos no terreno baldio localizado na esquina da Rua Dom Pedro II com Rua Independência, no Jardim Imperial.

Vinte dias antes caminhões recolheram 32 toneladas de resíduos no mesmo local e destinaram o volume ao aterro sanitário do município.

“O descarte irregular de lixo e entulho prejudica a vida urbana, o embelezamento da cidade, a saúde das pessoas e o meio ambiente. Nossa população precisa se conscientizar e exercer a sua cidadania, isto, fazer o descarte correto do lixo doméstico e entulhos”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Max Menezes.

Ele ressalta que manter a cidade limpa, florida e bem cuidada é uma ação de cidadania.

“Ao cuidar da cidade elevamos a autoestima da população e promovemos qualidade de vida para todos. Isso é também é um ato de cidadania”, pontuou.

Denúncias

A limpeza feita pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) recolhe lixo, entulho, descartáveis e até animais mortos em lotes baldios particulares, desde que eles não estejam cercados. O morador que se deparar com lixo descartado irregularmente nos terrenos pode denunciar pelo telefone 3545-6040. Além das ações do poder público, o bem-estar nas cidades depende também do compromisso de cada morador em ações de preservação do meio ambiente.