SARAMPO

Prefeitura de Goiânia alerta para novos casos de sarampo e reforça importância da vacinação

Ao todo, o Brasil já registrou 21 casos da doença, sendo 16 no Tocantins

Prefeitura de Goiânia alerta para novos casos de sarampo e convida população a se vacinar (Foto: SMS)

A Prefeitura de Goiânia emitiu um alerta para a população se vacinar contra o sarampo. Ao todo, já foram contabilizados 21 casos da doença no Brasil. Desses, 16 foram registrados no estado do Tocantins. Até o momento, nenhum caso foi registrado em solo goiano. No entanto, diante da reintrodução do vírus no país e da proximidade com áreas de circulação ativa da doença, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta a população de Goiânia sobre a importância da vacinação para evitar novos surtos.

Segundo dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), a cobertura vacinal em Goiânia está abaixo do ideal. A primeira dose, indicada aos 12 meses, alcança 83,5% do público-alvo, enquanto a segunda dose, aplicada aos 15 meses, tem cobertura de apenas 56,8%. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 95% para ambas as doses.

Como medida de prevenção, a SMS disponibilizou o imunizante contra o sarampo em todas as salas de vacina da capital.

Transmissão e prevenção

O sarampo é uma doença infecciosa grave, altamente contagiosa e prevenível por vacina. A transmissão ocorre pelo ar, por meio de tosse, espirro ou fala. Uma pessoa infectada pode contaminar até 90% das pessoas não vacinadas ao seu redor.

Quem deve se vacinar:


•Crianças de 12 meses: primeira dose (D1) com a vacina tríplice viral;
•Crianças de 15 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias: segunda dose (D2), se já vacinadas aos 12 meses;
•Pessoas de 5 a 29 anos sem histórico vacinal ou com esquema incompleto: duas doses da tríplice viral, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas;
•Pessoas de 30 a 59 anos sem histórico vacinal ou com esquema incompleto: dose única da tríplice viral;
•Trabalhadores da saúde: duas doses da tríplice viral, independentemente da idade.