Goiânia

Prefeitura testa faixa reversa durante horário de pico na Castelo Branco, em Goiânia

A implantação de faixa será reversa entre a Praça Walter Santos e Rua Jaraguá. Ela tem a função de auxiliar o trânsito no horário do pico.

A Avenida Castelo Branco terá trânsito invertido durante o horário de pico. A medida é um teste da prefeitura de Goiânia para tentar minimizar os impactos no trânsito nos horários de maior fluxo. O primeiro teste na próxima terça-feira (9), das 17h às 19h. A implantação de faixa será reversa entre a Praça Walter Santos e Rua Jaraguá.

Os estudos para implementação dessa solução na grande Goiânia ocorrem ao longo dos últimos 20 dias com técnicos da Secretaria Municipal de Mobilidade, com simulação do projeto piloto da faixa reversa realizada no dia 21 de abril, feriado de Tiradentes.

A faixa reversa é uma solução adotada e outros em grandes centros urbanos no Brasil, dentre eles, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, durante o horário de pico. Ela funciona com a adição de uma pista, do fluxo contrário, para auxiliar o trânsito no horário do pico.

No caso, a adição da faixa seguirá o fluxo do trânsito: o volume de carros aumenta no sentido bairro-centro, no início da manhã, e inverte no final da tarde.

“Com a faixa reversa é possível mitigar esse volume de carros”, diz o secretário municipal de Mobilidade, Vinícius Henrique Alves.

Segundo a prefeitura, a escolha da Avenida Castelo Branco ocorreu devido às características do trânsito na região, que registra um aumento exponencial de carros em períodos específicos em que os moradores se deslocam para o trabalho, e retornam para suas residências.

Outro ponto a ser observado, ao longo do estudo, é o impacto em vias alimentadoras, caso seja implantada faixa reversa exclusiva que possibilite a conversão de carros à esquerda. No caso em estudo, por exemplo, o condutor que utiliza a Rua Benjamin Constant, em Campinas, em direção à Região Sudoeste seria impactado de maneira positiva, ao acessar a castelo Branco.

A atividade inclui distribuição de panfletos, faixas suspensas, visita de agentes da SMM aos comércios localizados na via e peças explicativas.