REDE DEGRADADA

Presidente da Equatorial reclama de ‘herança’ da Enel: ‘deixaram de fazer manutenções’

32% dos ativos estavam "completamente depreciados" e companhia italiana deixou de realizar manutenções seis meses antes de perder concessão, revela Lener Jayme

Reforma em todas as unidades foi necessária para oferecer atendimento digno. "Vergonha", diz presidente da Equatorial Goiás (Foto: Domingos Ketelbey - Mais Goiás)

Embora não tenha citado nominalmente a Enel, o presidente da Equatorial Energia em Goiás, Lener Jayme, lamentou a ‘herança’ deixada pela companhia italiana durante um evento promovido para jornalistas na sede da Equatorial Energia, no Jardim Goiás. Jayme disse que a Enel deixou de fazer as manutenções necessárias e que assumiu a gestão de transmissão de energia em janeiro de 2023 com 32% dos ativos “completamente depreciados”. “Estavam sucateados”, disse ele.

Na apresentação que Jayme fazia, ele apresentava um balanço do que foi feito até agora e as projeções para o ano de 2024. Ao citar as manutenções, detalhou os serviços feitos a partir de janeiro de 2023, quando a companhia assumiu a gestão de energia em Goiás, com os espólios deixados pela Enel.

“Quando a gente chegou tinhamos 32% dos ativos completamente depreciados. Estavam sucateados. Ativos, que em hipótese alguma eu falo de gestões anteriores, mas ativos que não tiveram atenção”, salientou. Sem citar detalhes, ele até citou que a empresa fez algumas expansões, “mas deixou de tratar os ativos que estavam envelhecendo”.

“Com isso, chegamos a ter 32% da nossa base ativa 100% depreciada. Eram sucatas. Ativos que deveriam ter sido trocados há muito tempo ou remodelados. Por isso, o nível de manutenção precisou ser mais elevado”, pontuou em seu discurso que não foi aberto para perguntas dos jornalistas.

Em momento algum, Lener cita a Enel, mas as referências eram diretas. “Ainda mais que quando chegamos aqui a gente tinha seis meses de paralisação total da manutenção aqui em Goiás. A antiga distribuidora ao saber que ia sair, ficou o segundo semestre de 2022 sem fazer manutenção e nós assumimos essa dificuldade”, pontuou.

De lá para cá, ele pontuou algumas manutenções feitas pela Enel. Por exemplo, foram feitas 11.711 inspeções em linhas e redes de baixa tensão e 41.861 em linhas de média e alta tensão. Também foram corrigidos 9.494 defeitos em linhas de baixa tensão e 14.669 em linhas de média e alta tensão, apenas para citar algumas correções relatadas pela Equatorial Energia.

Mas não foi só o serviço prestado pela Enel, alvo de críticas. A estrutura física de atendimento também. Ao citar que a Equatorial reformou todas as unidades, Jayme não poupou reclamações e chegou a falar em ter “vergonha” dessas estruturas.

“Eu tinha vergonha quando a gente chegava aqui e eu que sou de Goiânia, ia naquela agência da Praça Universitária. Aquilo era um absurdo, um desrespeito. Pessoas idosas, deficientes aguardando para serem atendidas debaixo de chuva, sol. A gente reformou todas as agências”, lamentou ao citar que as unidades foram reformuladas.