EStelionato

Presos por “golpe do motoboy” contra idosos tinham até jet ski

Segundo a polícia, suspeitos compravam diversos itens com cartão subtraído das vítimas

Homem é preso com procurações falsas para venda de fazendas em Aurilândia
Homem é preso com procurações falsas para venda de fazendas em Aurilândia Polícia Civil

Dois suspeitos de estelionato foram presos pela Polícia Civil na segunda-feira (15). Eles foram alvo de prisão temporária e busca e apreensão por suspeita de praticarem “golpe do motoboy”, conhecido vulgarmente também como “golpe do cartão clonado”, contra idosos.

Durantes as buscas, os policiais civis apreenderam diversos documentos, uma camionete, um jet ski, 12 maquinetas de cartão utilizadas em transações, objetos adquiridos com cartão de crédito, além de vários outros itens, como jóias e garrafas de bebidas avaliadas em mais de R$ 2 mil a unidade.

Várias vítimas foram identificadas, no entanto, as investigações ainda prosseguem. A Polícia Civil quer identificar e prender outros possíveis integrantes do grupo. A investigação mostra ainda que esse tipo de golpe aumentou muito durante o período de pandemia.

O esquema

De acordo com a Polícia Civil, os investigados induziam vítimas, através de ligação a um telefone fixo, a acreditar que seu cartão bancário fora clonado. A partir disso, se passavam por funcionários de bancos e induziam as vítimas a fornecer os dados do cartão, inclusive a senha alfanumérica.

Depois disso, um motoboy era contratado para ir coletar o cartão da vítima. Segundo a PC, a justificativa deles era de que o item deveria ser levado à polícia